Crescer com (mais) amor

Nas creches e jardins de infância O Gonzo, nos Polos Logísticos de Alfena e Azambuja, os bebés e as crianças filhos de colaboradores crescem ao lado do trabalho dos pais, com benefícios para todos.

Quando Cristina Santos, uma experiente Educadora de Infância, soube que o Grupo Jerónimo Martins queria abrir uma creche para facilitar a conciliação da vida familiar e profissional aos colaboradores do então recém-criado Centro de Distribuição da Azambuja, logo
apresentou um projeto pedagógico. O Gonzo, de seu nome, foi tão bem acolhido que lhe deram um espaço para receber as crianças.

Foram feitas as devidas adaptações e, em 1996, estava a abrir o berçário, com apenas três bebés. À medida que a valência foi sendo divulgada, as inscrições assim foram crescendo. Em 2001, o leque abriu-se às crianças até aos 5/6 anos, e, de um piso, passou a ocupar dois. O que ainda hoje se mantém.

 

O Dia do Pijama serviu de mote para trabalhar emoções e valores como os da amizade

 

Aquando da inauguração do Polo de Alfena, em 2017, O Gonzo voou até norte e atualmente os dois espaços oferecem, a um máximo de 172 crianças, amor, aprendizagens e apoio social, já que estas creches são totalmente gratuitas. O Grupo oferece ainda todo o material didático, refeições e bibes. “Damos o melhor de nós”, diz Cristina Santos, Coordenadora Pedagógica d’O Gonzo e Diretora da unidade da Azambuja.
No Recheio de Braga existe também uma unidade mais pequena, só para bebés até aos 24 meses, com capacidade para 23 crianças, que dá
apoio aos colaboradores da loja e aos do Pingo Doce das redondezas.

 

LINHA ORIENTADORA
As atividades desta valência regem-se por um projeto pedagógico preparado por toda a equipa de 40 pessoas liderada por Cristina. Para o triénio de 2022-2024 o tema são as emoções e os valores. “É importante trabalhar estes temas com as crianças, porque hoje mais do
que nunca há que saber lidar com o que sentimos e com as emoções que nos últimos dois anos ficaram escondidas. Por outro lado, valores
como o respeito, a solidariedade e outros estão a perder-se. A convivência é fundamental”, explica a Coordenadora.

 

Cristina Santos: “Hoje mais do que nunca há que saber lidar com o que sentimos e com as emoções

que nos últimos dois anos ficaram escondidas. A convivência é fundamental”.

 

Desde a pandemia que O Gonzo aderiu a uma plataforma digital que permite aos pais, através de uma aplicação no telemóvel, acompanhar o dia a dia dos seus filhos, com informação escrita e fotográfica que as educadoras vão publicando ao longo da jornada: o que comeu, quantas horas dormiu, as atividades realizadas, são algumas das informações respeitantes a cada educando. Cristina Santos não podia estar mais orgulhosa da enorme confiança no trabalho feito nestes espaços.

 

Pedro Santos

Rececionista no Armazém de Peixe Fresco na Azambuja, há 23 anos no Grupo

“É muito bom podermos ter os nossos filhos nesta creche, é uma grande mais-valia a todos os níveis. Neste momento está a minha filha mais nova, a Benedita, de 4 anos, a usufruir, mas já antes a mais velha, a Beatriz, agora com 15 anos, fez o seu percurso nesta valência. Sabemos que estamos a entregar os nossos filhos em boas mãos, confiamos plenamente nas pessoas que aqui trabalham, além de os podermos acompanhar mais de perto.”

 

Mais sobre O mundo da Logística Jerónimo Martins aqui: