40 ANOS DE HISTÓRIA COM FUTURO

O Encontro Nacional de Operações do Pingo Doce reuniu em Lisboa mais de oito centenas de participantes. Ficou marcado pelas muitas novidades a pensar no futuro e pelo arranque das comemorações do 40.º aniversário da Companhia

“Fazemos 40 anos e desde o início que o Pingo Doce está próximo das famílias portuguesas, trabalhando para tornar o seu dia-a-dia mais fácil e democratizando o consumo de produtos de grande qualidade a preços acessíveis.” Foi assim que Isabel Ferreira Pinto, Directora-Geral do Pingo Doce, abriu mais um Encontro Nacional de Operações (ENO) da Companhia, que está a celebrar o seu 40.º aniversário num dos seus melhores momentos dos últimos anos. Os resultados operacionais de 2019 cresceram 12% relativamente a 2018, mesmo com a entrada no mercado de uma cadeia espanhola, para a qual, destacou Domingos Sousa, Director de Operações, “estávamos preparados, mostrando o melhor do Pingo Doce” ao nível de Lojas, sortido, preços e equipa.

TUDO SOBRE A COMIDA

Para Isabel Ferreira Pinto, hoje “é tempo de construir um novo marco na história do Pingo Doce” com uma proposta de valor única para o Cliente, sendo a referência em qualidade e inovação nos Frescos, na Marca Própria e nas Meal Solutions, e, portanto, o supermercado de eleição para os consumidores que procuram qualidade e conveniência a preços competitivos. É neste âmbito que surge o novo conceito All About Food, que vai nortear toda a estratégia da Companhia nos próximos anos. Estratégia que inclui ainda o reforço do compromisso com a sociedade ao nível da sustentabilidade, da promoção da saúde e do envolvimento com as comunidades locais.

O Chef Gonçalo Costa apresentou a equipa, que vai estar focada na confecção e inovação da melhor comida para o Pingo Doce

APOSTAR NA EFICIÊNCIA E MELHORIA CONTÍNUA

Segundo Sofia Lufinha, Directora de Operações, os próximos anos devem ainda estar focados “em acelerar a eficiência, reduzir a quebra, na qualidade e numa nova metodologia com provas dadas internacionalmente”. Trata-se da Kaizen, que impacta, sobretudo, numa nova forma de trabalhar simplificando processos, que tem vindo a ser testada com sucesso no Pingo Doce de Queijas. O ENO foi ainda o momento para a apresentação oficial do fardamento dos Gerentes, que consideraram uma mais-valia para o desempenho da sua função, sobretudo junto dos Clientes.

All About Food é mais do que um novo conceito no retalho alimentar: representa o novo posicionamento do Pingo Doce, que vai implicar grandes mudanças nas Lojas, sobretudo “em termos de sortido e na forma como o apresentamos, de experiência de Loja e de serviço de atendimento ao Cliente”, explica Sofia Lufinha, Directora de Operações. Vejamos o que muda.

Layout e ambiente de Loja.
As soluções de comida fresca e pronta a levar vão passar a ser o cartão-de-visita das Lojas, ganhando maior visibilidade. Com o foco no produto, a comunicação e o merchandising serão simplificados e a decoração e iluminação serão alvo de alterações, que visam tornar o ambiente mais acolhedor.

Sortido e merchandising.
Nas Meal Solutions haverá melhorias na oferta (mais variedade e combinações), na apresentação e na gestão das ementas. No Talho e na Peixaria as atenções recairão nas especialidades e em produtos de valor acrescentado, como, por exemplo, o peixe cortado em filetes, pronto a cozinhar, ou a carne já recheada, pronta a pôr no forno, além de haver um reforço do que é único no Pingo Doce, como a dourada da Madeira e o robalo da Costa Alentejana, da Seaculture, ou a carne Angus, da Best Farmer. Outras secções, como a Padaria & Pastelaria, e a Marca Própria verão a sua oferta melhorar. No caso da Fruta & Legumes, a aposta será cada vez mais nas soluções de conveniência e na inovação, com produtos exclusivos e saudáveis.

Experiência de Loja.
Inclui, a par da nova imagem/layout, um plano de degustações e, nas maiores, sessões de showcooking com os novos Subchefs cozinheiros.

Serviço ao Cliente.
No novo modelo de atendimento, os operadores passam a ser vendedores, pois são eles que conhecem como ninguém o que têm para vender. E para poder haver especialistas nas várias secções de Frescos e Comida vão ser criadas Escolas de Especialistas em diversas áreas, do Talho às Frutas & Legumes, bem como uma Escola de Cozinha, para formar equipas de Cozinha e de Loja.

Sofia Lufinha falou das novidades em ano de aniversário

UMA COMPANHIA INCLUSIVA

Para o Grupo Jerónimo Martins as pessoas estão no centro da organização, e por isso a área de Responsabilidade Social Interna é tão importante, constituindo, de acordo com Susana Correia de Campos, Directora de Relações Laborais e Responsabilidade Social Interna, “um orgulho para todos nós”. Mas o Grupo tem também um historial de inclusão social que contempla as comunidades onde está inserido, destacando-se, neste âmbito, o Programa Incluir, para fazer frente à desigualdade de oportunidades. Este programa, que integra uma vertente de formação teórica, em sala, e uma prática, em contexto de trabalho, visa “pessoas vulneráveis no acesso ao mercado de trabalho, e a nossa visão para o futuro é que o Pingo Doce seja uma referência na empregabilidade de pessoas com deficiência, migrantes e refugiadas e em risco de exclusão social”, sublinha a responsável.

 

CRISTINA SANTOS

Gerente de Loja no Pingo Doce de Carregal do Sal

“A nova farda dos Gerentes dá-nos uma imagem mais digna para receber o nosso Cliente diariamente, além de o ajudar a reconhecer-nos, sendo por isso uma mais-valia. No fundo, é uma imagem de marca do Pingo Docee sinto muito orgulho em usá-la; é vestir a camisola da cabeça aos pés.”

RICARDO PEDROSO

Director de Operações Sul

“O novo conceito All About Food é um desafio transversal à Companhia. Inclui conseguir oferecer a melhor proposta de valor ao Cliente que nos visita diariamente e alinhar a experiência de compra para haver um padrão comum. Na Região Sul, o balanço de 2019 é positivo e estamos muito esperançosos para 2020.”

JOÃO VELOSA

Coordenador de Recursos Humanos Madeira

“Estar no Encontro Nacional de Operações é fundamental para mim e para as equipas de operação, uma vez que saímos com uma visão clara dos objectivos para a Companhia, uma dose reforçada de optimismo e um conjunto de orientações que nos vai permitir abraçar muito melhor os desafios para 2020.”

RICARDO CARRIÇO

“Com a Kaizen renovámos o conceito de Loja, neste caso no Pingo Doce de Queijas, a partir do zero, tendo sido necessário repensar todo o negócio. Com esta nova metodologia, em que está tudo planificado e mapeado, obtivemos ganhos de produtividade brutais. Foi uma conquista e a equipa valorizou todas as mudanças. A ideia passa, neste momento, por replicar estas boas práticas noutras Lojas.”

Arnaldo Correia, Director Regional de Operações Centro, e Carlos Araújo, Director de Franchising, partilharam, neste ENO e em primeira mão, o programa das comemorações do aniversário do Pingo Doce. São várias as iniciativas previstas e que irão permitir aos Colaboradores: Descobrir o que a Companhia construiu e ainda vai construir, através de viagens além-fronteiras para Gerentes, de visitas para conhecer o negócio, do Dia do Gerente e do Dia da Secretária de Loja, do Mercado de Ideias, que visa melhorar as Lojas, de degustações de produtos e ainda de mais uma edição do evento Experiência Única, que irá abranger 400 Colaboradores; Envolver, porque é através da mobilização de todos que a Companhia cresce e evolui, com iniciativas que incluem três “aventuras” a bordo do navio Santa Maria Manuela, desafios e passatempos durante todo o ano, com prémios para Colaboradores, eventos para os filhos dos Colaboradores, como Uma Noite com o Trio SPA e Aventura no Retalho, Semana do Colaborador (dedicada à Comunicação) e a edição do livro A Nossa História, escrito por 30 mil “autores”, ou seja, pelo universo de Colaboradores do Pingo Doce; Celebrar, não apenas com a festa do 40.º aniversário do Pingo Doce, a acontecer em Outubro, mas também festejar os aniversários dos filhos dos Colaboradores das Lojas, Cozinhas e Armazéns, sem esquecer quem faz 40 anos de idade e quem celebra 40 anos de antiguidade. Pela sua dedicação à Companhia, estes Colaboradores foram alvo de uma homenagem no final do evento, que assim terminou em clima de festa.

O ENO terminou em clima de festa, com um brinde de Francisco Soares dos Santos aos 40 anos do Pingo Doce