As origens do PGGL – Programa Geral de Gestão de Loja remontam a 2005. Há 15 anos, a Escola de Formação do Grupo abriu as portas aos primeiros formandos, decididos a apostar numa carreira no mundo da liderança e da gestão. Em 2020, o PGGL assinala um marco importante: 50 edições consecutivas de um programa que funciona como porta de entrada para quem ambiciona crescer na Jerónimo Martins. A sessão de abertura da 50.a edição ficou marcada pela apresentação dos 20 candidatos e pela partilha de experiências por parte de Colaboradores seniores, muitos deles participantes na primeira edição deste programa, hoje com cargos de destaque dentro do Grupo. “Tivemos a oportunidade de ouvir testemunhos de uma riqueza imensa sobre o crescimento pessoal e individual de todos os que fizeram o programa há 15 anos, dos tutores e outros envolvidos. Eles próprios são um factor de crescimento e de sucesso para o Pingo Doce”, assegura Margarida Manaia.
O Pingo Doce & Go Nova foi ponto de passagem obrigatório num evento que assinalou 50 edições
A partilha de experiências de formandos anteriores foi um dos pontos altos da sessão de abertura
DOIS TIPOS DE CANDIDATOS
O PGGL é um programa de formação, com uma duração aproximada de sete meses, aberto a Colaboradores do Grupo e a candidatos externos, sendo que os que já são Colaboradores acabam por suspender as suas funções para se poderem formar, enquanto os candidatos que vêm de fora têm uma preparação prévia antes de se dedicarem a aprender a ser os futuros novos líderes da Companhia. Para Argemiro Longo, Director de Formação e Desenvolvimento de Líderes Operacionais, um chefe tem de ser “uma pessoa determinada, que gere pelo exemplo e que sabe lidar com pessoas, sabendo ouvir e dar a sua opinião no momento certo”. Actualmente, 76% dos Adjuntos de Loja da Companhia fizeram esta formação, que desde a primeira edição registou 795 participantes.
“O programa está focado naquilo que é a liderança nos dias de hoje. Queremos melhores equipas e melhores pessoas porque, cada vez mais, se sente o impacto que esta liderança tem no negócio e nos resultados”. conclui Joana Medeiros, Gestora de Formação.
DULCE RAMOS
Participante na 50.ª edição do PGGL
“A expectativa é grande, todos chegamos aqui com vontade de aprender, com vontade de crescer, para depois podermos fazer crescer outras pessoas. O mais difícil acho que é a parte de motivar e gerir pessoas, creio que é aí que está o segredo.”
JOSÉ SANTANA
Participante na 50.ª edição do PGGL
“Conheci este programa através de um colega de universidade e achei que podia ser interessante para mim enveredar por este caminho. Sou candidato externo e neste momento estou pronto para este desafio.”
ANA LUÍSA CAVACO
District Manager e participante na 1.ª edição do PGGL
“Esta formação contribuiu muito para a minha evolução, tanto pela parte teórica, como pela componente prática. A forma como lidamos com os outros vai ser o meu foco enquanto madrinha; quero passar esse ensinamento.”
SUSANA MONTEIRO
District Manager e participante na 1.ª edição do PGGL
“Participar na 1.a edição do PGGL representou uma mudança gigante na minha vida. Após 12 anos na área de Marketing da Companhia, quis voltar para as Operações de Loja. Acho mesmo que este programa é um excelente ponto de partida.”
Edição 114
Edição 113
Edição 112


