O HELLO JM chegou ao Grupo Jerónimo Martins para fazer história. Trata-se de uma ferramenta inovadora, que vai unir, numa só plataforma, os mais de 130 mil colaboradores distribuídos pelas três geografias onde o Grupo opera.
Por detrás da implementação deste megaprojeto — que já está a funcionar na Colômbia desde 2022, na Polónia desde 2023 e agora em Portugal — está uma equipa multifacetada, responsável por materializá-lo e dar-lhe vida.

Inês Vilaça, Gestora de Talento, Pedro Delfino, Técnico de Recursos Humanos, Luís Oliveira, HR Technology Senior Manager, Luz Zwolinski, Talent Aquistion Manager, Susana Nicolau, Diretora de Sistemas HR, Tiago Ribeiro, Gestor de Projetos.
Na coordenação da “orquestra” estão Susana Nicolau, na área técnica e de execução, e Luís Oliveira, que, em estreita colaboração com a Escola de Formação JM e a equipa de comunicação Portugal, prepara todos os conteúdos de formação e de comunicação.
“É uma solução em que todos verão a mesma
informação e terão acesso aos mesmos serviços.”
“A Direção de Recursos Humanos tem feito um grande investimento na digitalização, acompanhando as tendências nesta área pelo mundo fora. O que estamos a implementar é uma solução que mobiliza, une e comunica efetivamente com os nossos colaboradores, em que todos verão a mesma informação e terão acesso aos mesmos serviços”, explica Luís Oliveira.
UM GRUPO EM TRANSFORMAÇÃO
Susana Nicolau complementa: “O Hello JM não é apenas uma mudança nos recursos humanos; é transição de uma empresa internacional para uma multinacional. Pela primeira vez, os três países colaboram de forma integrada. Em 2019, fui a primeira a entrar no projeto e os papéis ainda estavam a ser definidos, mas hoje, com uma equipa sólida, enfrentamos o desafio de conectar Portugal, Polónia e Colômbia de forma disruptiva, quer do ponto de vista dos recursos humanos quer da história do Grupo. Em mais de 20 anos de Companhia, nunca vi nada assim.”
Pela primeira vez, os três países
colaboram de forma integrada.
A equipa técnica é o núcleo operacional do Hello JM. À medida que o caminho ia avançando, a Susana Nicolau foram-se juntando outros elementos: Maria do Céu Jacob, Tiago Ribeiro e Pedro Delfino são “pilares fortíssimos”, cada um tocando um instrumento crucial em harmonia.
Além da equipa técnica, há outros colegas importantes, como é o caso de Luz Zwolinski, no recrutamento, e de Inês Vilaça, que faz a ponte com outras áreas funcionais.
“Somos poucos, mas bons, e precisamos uns dos outros”, destaca Luís Oliveira, que também se juntou à equipa de projeto logo após o arranque da tecnologia na Polónia, o ano passado, para apoiar as áreas de comunicação e de formação. A colaboração entre todos é evidente e a equipa está sempre pronta para se desafiar e elevar a fasquia, como garantia absoluta para o sucesso.
Edição 114
Edição 113
Edição 112