OS PARCEIROS de negócio valorizaram com distinção o trabalho da equipa Comercial BemEstar do Pingo Doce e da equipa de Supply Chain e Logística do Grupo vs a concorrência – Wells, Saúde e Bem Estar Auchan, Parafarmácias El Corte Inglés, entre outras –, numa época especialmente desafiante. O Prémio Benchmarking Saúde, da GS1 Portugal — Serviço Logístico e Relação Comercial/Canal Parafarmácias de Retalho —, ganha ainda mais significado num ano de pandemia, marcado pela elevada procura de produtos associados à covid-19 de venda exclusiva em farmácias e parafarmácias. “É um imenso orgulho recebermos esta distinção e o reconhecimento dos nossos parceiros de negócio, que nos atribuíram uma excelente avaliação relativamente à relação comercial e ao nível de serviço logístico”, afirma Rita Cardoso, Diretora Comercial do BemEstar.
TRABALHO DE EQUIPA
Nos últimos dois anos, todos viram a sua rotina pessoal e profissional mudar radicalmente e foram obrigados a desdobrar-se em tarefas, contactos e novas formas de fazer negócio fruto da pandemia. Toda a equipa teve de fazer um trabalho extra devido à falta de stock e dificuldades de abastecimento em Portugal de medicamentos e outros produtos, como o álcool etílico e artigos relacionados com o covid-19. Foi necessário contactar dezenas de fornecedores, negociar condições comerciais, definir novos planos de contingência e de entrega, em conjunto com a equipa de SCH, para garantir que os produtos chegavam às lojas. Palavra de ordem: resiliência. A grande mais-valia: trabalho de equipa. Rita Cardoso sente que só a forma como trabalham permite alcançar um prémio em tempos conturbados.
UM ESFORÇO RECONHECIDO
Em 2021, João Palma e Beatriz Choon eram Gestores de Categoria. De um momento para o outro, continuaram o trabalho que tinham e acrescentaram, em contrarrelógio, todo aquele que envolvia a compra para reforço de stocks de produtos essenciais da Parafarmácia, como, por exemplo o paracetamol, ibuprofeno, vitaminas, cuja procura aumentou significativamente durante a pandemia. João Palma destaca que a relação com os fornecedores envolveu “parceria e respeito mútuo”. Beatriz Choon — que em 2022 aceitou um novo desafio na companhia — retira uma certeza de tanta instabilidade: “Temos mais de 400 espaços BemEstar e precisamos muito dos fornecedores para que tudo corra bem. Fazíamos muita coisa ao mesmo tempo, em várias frentes, mas a partir daqui já não nos assustamos facilmente!” O Prémio Benchmarking Saúde, da GS1 Portugal, acabou por ser um reconhecimento externo que prova como, apesar de se viver uma pandemia, a equipa teve uma performance exemplar. “Tivemos de nos desdobrar e ainda assim fomos reconhecidos pelos nossos parceiros de sempre. É bom haver esta relação de confiança. Exige um trabalho contínuo e transversal a toda a equipa e tenho um grande orgulho em todos eles”, conclui Rita Cardoso.

Edição 114
Edição 113
Edição 112