A NOSSA OPERAÇÃO NA MADEIRA

Fomos conhecer o Centro Logístico e duas das nossas Lojas na ilha: Pingo Doce do Forum Madeira e Recheio do Funchal

Treze Lojas Pingo Doce, um cash & carry Recheio e um Centro Logístico. São estas as “pérolas do Atlântico” do Grupo Jerónimo Martins na Madeira. Partimos à descoberta das histórias e das pessoas que todos os dias, com orgulho e dedicação, fazem o negócio acontecer.

 

 

CENTRO LOGÍSTICO ALÉM-MAR

José Teixeira é, desde 2013, Responsável da Logística do Grupo na Madeira, servindo as 13 Lojas Pingo Doce e o Recheio. “Aqui há que ter em consideração o stock, que tem de ser maior do que noutros armazén semelhantes”, explica, dizendo que toda a operação necessita de ser preparada ao detalhe, considerando que a esmagadora maioria dos produtos é importada. “O nosso trabalho começa a milhares de quilómetros da Madeira.” Os barcos chegam duas vezes por semana e as prateleiras do Pingo Doce e do Recheio têm de estar compostas todos os dias. “E estão. E vão continuar a estar”, apressa-se a dizer o Responsável, que já conta com 24 anos no Grupo. No Funchal, o Centro Logístico concentra todos os Não Perecíveis, depois distribuídos pelas várias Lojas.
Ali fica também a “casa” de Dario Telo, Responsável pelo Armazém de Frescos. Aos 37 anos (15 dos quais vividos na Companhia), sente-se valorizado todos os dias no seu trabalho. Encabeça uma equipa de 11 pessoas, que têm também de lidar com as especificidades da insularidade. Mais do que um armazém, explica Dario Telo, “funcionamos quase como uma porta giratória”. A viagem por mar “encurta” os prazos de validade dos frescos, que por isso não ficam muito tempo em armazém. “Muitas vezes não chegam a ficar um dia e vão logo para as Lojas.”

DARIO TELO

Responsável de Armazém de Frescos

“Trabalhamos com produtos de validade curta, que é ainda mais curta dado o tempo de transporte. Pouco depois de entrarem no Armazém, já estão a sair.”

 

 

GRANDE EQUIPA, GRANDE POTENCIAL

A Loja Forum é aquela que tem o horário mais alargado da rede Pingo Doce no arquipélago. Além disso, é a primeira do centro comercial a abrir e a última a fechar. Estar localizada numa área residencial nova e a crescer eleva as expectativas sobre o seu futuro.O Gerente, Paulo Mendes, está confiante. “Esta Loja tem uma grande equipa e um grande potencial de crescimento”, afirma. Como está situada numa zona residencial, tem “picos” de afluência. Muitas vezes, à beira do fecho ainda tem muito movimento. Que o digamDavid Pinto ou Marcelo Abreu. O primeiro cuida da Secção de Lacticínios, para que nada falte ao longo do horário de funcionamento. O segundo percorre as prateleiras da Fruta e Vegetais com olhos de lince. “O meu objectivo é aumentar as vendas e reduzir as quebras. E para isso é preciso estar sempre atento.” David Pinto também está sempre alerta. A maioria dos produtos vem do continente, o que reduz a margem de validade. “É muito exigente”, diz, confessando um desejo: “Um dia ainda quero regressar ao Talho. Foi lá que comecei e acho que trabalhar a carne é uma arte.”

DAVID PINTO

Responsável da Secção de Lacticínios do Pingo Doce do Forum Madeira

“Consegui terminar os estudos na Companhia e ainda permitiu que eu evoluísse profissionalmente.”

MARCELO ABREU

Responsável da Secção de Fruta e Vegetais do Pingo Doce do Forum Madeira

“Vale a pena fazer parte desta família. Comecei como Operador de Caixa em part-time e agora sou Responsável de Secção.”

 

RECHEIO, UM COMPROMISSO

Estávamos em 1994 quando José Carlos Sapateiro aterrou no Funchal para ser Responsável pela Contabilidade da Companhia. Em 2000 assumiu a Direcção Financeira do Grupo Jerónimo Martins na Madeira. Em Abril de
2014 foi convidado a assumir um novo desafio nas Operações, e não hesitou. “Aqui nunca há dias iguais, e toda esta diversidade motiva-me diariamente”, sintetiza o Gerente, de 49 anos, que lidera uma equipa de 73 Colaboradores. Além disso, remata, “somos uma grande família, e isso transparece na forma como lidamos com os nossos Clientes. O nosso compromisso é total, razão pela qual temos horários adaptados, para melhor os servir”.

JOSÉ CARLOS SAPATEIRO

Gerente da Loja Recheio na Madeira

“Vim da contabilidade e o que encontrei aqui foi muito motivador. É um enorme privilégio poder responder às necessidades dos nossos seis mil Clientes.”

FILIPE CAMACHO

Responsável da Secção de Fruta e Vegetais/Congelados da Loja Recheio na Madeira

“Aqui no Recheio, além de estar mais próximo de casa e da família, estou integrado numa equipa muito motivada.”

RICARDO GARANITO

Chefe de Facturação da Loja Recheio na Madeira

“Sou chefe desta área há três anos. Um trabalho tão exigente quanto recompensador.”

URBINO TEIXEIRA

Chefe de Garrafeira da Loja Recheio na Madeira

“Com trabalho e muita dedicação vamos longe neste Grupo, feito de pessoas fantásticas.”

JOAQUIM FERNANDEZ

Chefe de Peixaria da Loja Recheio na Madeira

“Estou cá desde que o Recheio abriu, e nunca me arrependi. Penso que isto diz tudo. É um ambiente saudável, mas exigente.”