A SUSTENTABILIDADE COMEÇA EM CASA

Nove workshops online e gratuitos dão dicas e conselhos práticos sobre a adopção de hábitos mais amigos do ambiente em sua própria casa

Sabe como “Ser Sustentável em Casa”? Os workshops ambientais online e gratuitos realizados pelo Pingo Doce e a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) ensinam tudo. Esta iniciativa surge no âmbito do protocolo celebrado entre o Grupo Jerónimo Martins e a Câmara Municipal de Lisboa e integra o programa de actividades de Lisboa Capital Verde Europeia 2020. Entre Agosto e Dezembro, o objectivo é, mesmo sem sair do sofá, saber como podem incorporar-se práticas mais sustentáveis no dia-a-dia de cada um.

 

ACTIVIDADES CERTIFICADAS

São quatro os Centros de Distribuição – Azambuja, Alfena, Vila do Conde e Algoz – que viram a sua certificação renovada e agora também a Fábrica de Massas Frescas já está certificada. Esta é uma preocupação geral no Grupo com aplicação prática: utilizando a norma internacional ISO 14001, são implementados sistemas de gestão ambiental nos Centros de Distribuição que facilitam a identificação, sistematização e gestão dos impactos ambientais das nossas actividades. Este é um investimento constante no Grupo. Os sistemas de gestão ambiental incidem fundamentalmente na garantia de cumprimento de requisitos legais, na definição de programas anuais, na realização de diagnósticos e auditorias e na monitorização do desempenho ambiental.

PRESERVAR A BIODIVERSIDADE

A diversidade de seres vivos – incluindo as espécies vegetais e animais, os ecossistemas e a variação genética – é a base da vida na Terra. Há iniciativas com
o foco na sensibilização para a preservação da biodiversidade que contam com o apoio do Pingo Doce. Com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) – que trabalha para proteger as aves portuguesas e os seus habitats – promoveram-se, entre Julho e Outubro, visitas gratuitas à lagoa Pequena, em Sesimbra. Uma deu a conhecer o mundo dos insectos, como as borboletas nocturnas, outra, sob o luar de Outono, convidava a um passeio cheio de magia fora de horas. Os amantes de plantas tiveram ainda oportunidade de saber tudo sobre as suas propriedades. Já numa actividade para a família, foram usados todos os sentidos e criatividade para explorar a Natureza e descobrir a biodiversidade. Ao longo do percurso, cada família criou um “livro da Natureza”, com desenhos, histórias e colagens de elementos naturais.
A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e o Pingo Doce organizaram um ateliê sobre insectos, onde, além de conhecer algumas características destes animais e a sua importância ecológica, os participantes aprenderam a construir abrigos que podem ser colocados nos quintais e jardins, promovendo assim uma maior biodiversidade. Uma manhã de Setembro diferente no jardim da sede da LPN.