Para o Recheio, o ano de 2020 começou com sinal positivo, mas a pandemia de Covid-19 obrigou a rever estratégias para responder aos desafios impostos por ela. Uma das primeiras medidas foi criar um “gabinete de crise”, com a responsabilidade de tomar “decisões cruciais para a salvaguarda do bem-estar dos nossos Colaboradores e Clientes”, sublinha António Barracho, Director-Geral do Recheio.
Entre essas medidas, acrescenta o responsável, destacam-se “a reorganização das equipas”, a “alterações de horários de funcionamento das Lojas”, a necessidade de “encerrar as Lojas que estavam abertas ao domingo”, além do “fornecimento de máscaras e outros equipamentos de segurança” a todos os Colaboradores.
ANTÓNIO BARRACHO
Director-Geral do Recheio
A situação de pandemia devido à Covid-19 que afectou o mundo de uma forma sem precedentes teve um impacto brutal sobre o negócio do Recheio, resultando em perdas de cerca de um terço das nossas vendas. Neste contexto de grandes dificuldades, foi particularmente importante sabermos motivar os nossos Colaboradores, dando-lhes, ao mesmo tempo, a garantia de que pertencem a uma Companhia empenhada ao máximo na salvaguarda da sua segurança, saúde e bem-estar. A Companhia também teve como prioridade a segurança dos seus Clientes, fornecedores e da comunidade em geral que nos rodeia. Confirmando que o Recheio conta com o contributo de grandes profissionais, os nossos Colaboradores demonstraram uma enorme capacidade de adaptação às novas regras e circunstâncias, estando de parabéns pela resposta extraordinária que souberam dar a um desafio também ele
extraordinário.
Nesse sentido, quero agradecer a todas as equipas do Recheio o seu esforço e o fantástico trabalho que têm vindo a desenvolver nestes meses difíceis, crente de que só um conjunto de excelentes profissionais consegue fazer aquilo que as nossas equipas fizeram. Juntos continuaremos a lutar para que o Recheio se mantenha como uma referência no mercado grossista em Portugal.
ESPÍRITO DE MISSÃO
Lembrando o propósito do Recheio – contribuir para o crescimento e desenvolvimento sustentado dos Clientes através das 39 Lojas que disponibiliza por todo o país –, Ângela Soares, Directora de Operações, chama a atenção para o espírito de missão que a Companhia abraçou, destacando o papel das pessoas: “A pandemia obrigou a uma adaptação quase diária das nossas equipas às exigências de segurança e novos procedimentos internos, mas a resposta de todos aos desafios foi exemplar.” Uma resposta que permitiu que as Lojas continuassem a prestar o melhor serviço, com toda a segurança,
a Clientes e Colaboradores.
Susana Rosa, Directora de Recursos Humanos, reforça: “Garantir que todas as pessoas se sentiam seguras no seu local de trabalho” foi uma prioridade e um dos nossos principais desafios, a par da “criação de medidas de protecção e da informação regular aos Colaboradores sobre todas as medidas implementadas”.
SUSANA ROSA
Directora de Recursos Humanos do Recheio
“O Recheio teve como principal foco proteger todos os seus Colaboradores.”
ÂNGELA SOARES
Directora de Operações do Recheio
“A resposta das nossas equipas aos novos desafios foi exemplar.”

Com a pandemia foram implementados novos procedimentos internos e exigências de segurança.
LUÍS FERREIRA
Director do Recheio Masterchef
“A receptividade que tivemos ao Horeca Social por parte das instituições foi muito positiva.”
VANESSA SILVA
Directora de Marketing do Recheio
“O Recheio Masterchef apostou em novos segmentos de Clientes para promover os seus serviços.”
O acompanhamento dos parceiros Amanhecer foi uma das prioridades durante o estado de emergência, tanto no que toca ao esclarecimento de dúvidas como à implementação das medidas de higiene e de segurança exigidas, bem como a “disponibilização de contactos de fornecedores para aquisição de material de protecção”, explica João Toscano, Coordenador de Negócio Amanhecer. Destaque ainda para a parceria com a Glovo para entregas com condições especiais para os parceiros e a criação de um site transaccional, ao qual todas as Lojas podem aderir, para recepcionar as encomendas dos seus Clientes. Renato Léria, parceiro Amanhecer abastecido pelo Recheio de Portimão, enaltece o contacto próximo, bem como “o esforço por parte do Negócio Amanhecer para que nunca nos faltasse nada”.
JOÃO TOSCANO
Coordenador de Negócio Amanhecer
“O acompanhamento dos parceiros Amanhecer foi uma das nossas prioridades.”
AJUDAR ONDE É MAIS NECESSÁRIO
Indo ao encontro da convicção de que “juntos somos mais fortes”, as equipas afectas à área de negócio Recheio Masterchef foram chamadas a dar um contributo muito especial para o sucesso da Companhia nestas circunstâncias. Com as operações reduzidas no canal Horeca devido à pandemia, o apoio dos Colaboradores do Recheio Masterchef foi canalizado “para onde era mais preciso”, esclarece Susana Rosa. “Colocámos as equipas em diferentes Lojas do Recheio, consoante a sua área de residência, o que demonstrou o seu sentido de missão e espírito de equipa”, destaca a responsável. “O contributo de todas as equipas do Recheio foi fundamental para o funcionamento do negócio, o que
é de louvar e de agradecer.”
Em busca de novas formas de pensar o negócio, contornando a conjuntura menos favorável, o Recheio Masterchef criou o Horeca Social, um projecto que, precisa Luís Ferreira, Director do Recheio Masterchef, “levou as equipas de vendas a contactarem mais de mil instituições sociais e juntas de freguesia a nível nacional, para lhes fazer chegar os bens necessários para poderem continuar a apoiar os cidadãos mais carenciados”. Uma aposta em novos segmentos de Clientes promove os serviços da Companhia e que, para Vanessa Silva, Directora de Marketing, “reforça a capacidade de entrega e coloca a operação Masterchef ao seu serviço”. Por outro lado, esse foi o ponto de partida para a criação do Horeca Social, “uma campanha dirigida às instituições de solidariedade social, com o intuito de, por um lado, posicionar o Recheio como uma empresa que também está ao lado de quem mais precisa e, por outro, divulgar o seu serviço e a oferta através d do negócio Masterchef”. Considerando que “a receptividade que tivemos a este projecto por parte das instituições foi muito positiva”, Luís Ferreira antevê que o mesmo “venha a ter continuidade no período pós-pandemia”.
Esforço conjunto
Os Colaboradores dão conta dos principais desafios enfrentados
no contexto de pandemia e de como tem sido possível superá-los em equipa
NUNO VILARINHO
Site Manager na Plataforma de Lisboa – Recheio Masterchef
“As medidas de higiene e segurança implementadas pela Companhia foram muito bem recebidas por todos, nomeadamente no que toca ao uso de desinfectantes, máscaras e luvas. Todas as equipas tiveram o cuidado de seguir essas medidas, como é o caso da mudança de máscaras e luvas a cada quatro horas.”
NUNO MARQUES
Vendedor do Recheio Masterchef
“Neste período de pandemia, dei apoio em Loja ao Recheio, nas funções de facturação e reposição, uma situação muito diferente do que estou habituado no meu dia-a-dia como Vendedor Recheio Masterchef. Apesar dos desafios, senti-me parte da solução, contribuindo para ajudar o Grupo a ultrapassar este momento delicado.”
RUI SILVA
Gerente no Recheio Aeroporto
“Fazer cumprir com rigor as regras de higiene e segurança, tanto para nós como para os nossos Colaboradores e Clientes, tem sido o mais importante neste período. É um grande desafio, ao qual temos sabido responder em equipa.”
Edição 114
Edição 113
Edição 112
