ACADEMIA DE RETALHO EM TEMPO DE COVID-19

A pandemia não parou o programa de estágio de Verão no Algarve do Pingo Doce, este ano em exclusivo para familiares de Colaboradores algarvios

A Academia de Retalho proporcionou um mês e meio de formação a 18 participantes

Há quatro anos que se realiza a Academia de Retalho, e este ano, embora com um acolhimento e actividades mais contidos, o Pingo Doce voltou a promover uma experiência e formação a jovens entre os 18 e os 25 anos no mundo do retalho alimentar. Durante cerca de um mês e meio, de 13 de Julho a 31 de Agosto, 18 participantes tiveram oportunidade de estagiar em 12 Lojas Pingo Doce da região, uma tarefa que começou logo no dia de acolhimento, através de vários workshops sobre as temáticas Modelo de Atendimento SPA, Frente de Loja, Segurança e Higiene no Trabalho e Regras de Segurança e de Protecção no Âmbito da Covid-19, tendo ainda realizado uma visita guiada à Loja de Armação de Pêra. Este ano, devido ao contexto de pandemia, a iniciativa assumiu-se como uma edição especial, por ser exclusiva para familiares de Colaboradores das Lojas do Algarve e do Centro Logístico de Algoz.

 

Como explica Ricardo Pedroso, então Director Regional de Operações e agora a abraçar um novo desafio no Grupo, “tivemos o cuidado de minimizar o risco de transmissão sem deixar de dar esta oportunidade, mantendo os mesmos pressupostos dos programas de Verão, a quem está no Algarve e tem vontade de passar por uma experiência enriquecedora em contexto de trabalho”. Uma experiência que, acrescenta Mariza Pereira, Directora de Recrutamento do Pingo Doce, “completamos com momentos mais comportamentais, para que os participantes possam desenvolver algumas competências ao nível do trabalho de equipa, do relacionamento com os Clientes, da própria comunicação, de saber lidar com imprevistos e, acima de tudo, apelamos ao sentido de responsabilidade”.

 

Outro aspecto a destacar neste programa, segundo a responsável pelo Recrutamento, “é o facto de os filhos dos nossos Colaboradores vivenciarem desta forma o orgulho que os pais têm em trabalhar na nossa Companhia”. Para o District Manager Pedro Ivan Guerreiro, o carácter pedagógico desta iniciativa reflecte-se “também em nós, que damos o melhor no capítulo da formação, do acolhimento e do entendimento de que as novas gerações farão o nosso dia de amanhã, e daí que receber bem, integrar bem e saber formar as pessoas é muito importante para o futuro”.

 


CARINA PEIXOTO

Pingo Doce de Portimão – Recomar

“O que mais gosto de fazer na Loja é ir para a caixa. Gosto de interagir com os Clientes, de falar com eles.”


CATARINA INCOZI

Pingo Doce de Portimão – Recomar

“Conseguiram proporcionar uma experiência tanto educativa como divertida. Falar com o Cliente e fazer o Cliente sorrir é mesmo aquilo de que eu mais gosto.”


CLÁUDIA ALEIXO

Pingo Doce de Almancil

“Experimentar coisas novas e aprender é sempre bom. Destaco ainda o facto de nos acolherem tão bem e a preocupação que tiveram com todos os estagiários. Voltaria a repetir a experiência.”


ESTÊVÃO SOUSA

Pingo Doce de Almancil

“Espero encontrar aqui bastantes desafios que me possam ajudar a reinventar. Achei incrível a recepção das pessoas. Estes dias foram muito positivos.”


GONÇALO MARQUES

Pingo Doce de Faro – Tridente

“Temos aprendido muito com a ajuda da equipa, que foi espectacular e unida, sempre pronta a ajudar-nos.”


MARIANA MENDES

Pingo Doce de Faro – EN 125

“O estágio foi importante, especialmente neste contexto de Covid-19. Ajudou-nos a perceber que mesmo com algumas limitações podemos fazer uma vida normal ou muito perto disso.”


MIGUEL BARBOSA

Pingo Doce de Albufeira – Correeira

“Há disponibilidade, simpatia e bom ambiente entre todos, tanto na formação como no acolhimento.”


RÚBEN GONÇALVES

Pingo Doce de Faro – Tridente

“Esta experiência foi muito enriquecedora. Teve os seus desafios, mas deu também uma boa visão sobre o que é o mundo do trabalho.”