Academia de Verão vai mais além

Entre 4 de julho e 9 de setembro, mais de 100 jovens estagiários, o maior número de sempre, viveram com emoção uma experiência diferente no mundo do retalho. Este ano, a Academia de Verão do Pingo Doce atravessou a fronteira algarvia para chegar ao Alentejo

A Academia de Verão 2022 trouxe novidades. Contou com uma participação recorde de mais de 100 estagiários, familiares de colaboradores, e também, pela primeira vez, com jovens sem ligação direta à Companhia. Esta foi igualmente a primeira edição em que a iniciativa saiu das fronteiras algarvias para levar às lojas Pingo Doce do Alentejo um importante reforço para as equipas.

 

Além deste apoio, Ana Ribeiro Soares, Diretora de Recrutamento da Companhia, diz que estes jovens trouxeram “simpatia, dinamismo e alegria” aos colaboradores e clientes da Região Sul.

 

Marísia Giorgi, Diretora de Recursos Humanos do Pingo Doce, é uma das principais entusiastas deste projeto: “A Academia de Verão é um programa especial para a Companhia por tudo o que representa. Desde o podermos proporcionar uma primeira experiência no mundo do trabalho aos filhos dos nossos colaboradores; passando pelo reforço dos laços familiares e do espírito de equipa nas lojas; até ao excelente feedback que recebemos dos nossos clientes”. O estágio teve uma duração de seis ou 10 semanas, consoante os casos, e era composto por uma parte prática, em loja, e por outra teórica, através da plataforma EducAcção.

 

HISTÓRIAS DE QUEM PARTICIPOU

Em Faro-Tridente e em Sines mães e filhos trabalharam lado a lado. Um experiência profissional que também reforçou laços afetivos

 

Sara Costa e Tiago Costa

Dar mais valor ao trabalho no retalho

Sara Costa, Supervisora de Frente de Loja no Pingo Doce de Faro-Tridente, trabalhou ao lado do filho. Tiago Costa inscreveu-se na Academia de Verão por precisar de um trabalho que o ajudasse a pagar as propinas da universidade e que tivesse um horário flexível para poder continuar as suas atividades externas, como a dança. Para a mãe, “foi um privilégio, pois o Tiago revelou-se um jovem bastante empenhado, responsável, dedicado em todas as tarefas que lhe foram pedidas e simpático para todos os colaboradores e clientes”. Uma experiência que permitiu ao Tiago, como o próprio destaca, dar “muito mais valor aos trabalhadores da área do retalho” e aprender “a ser mais paciente ao lidar com o público, a saber gerir melhor as minhas tarefas durante o período de trabalho e, acima de tudo, a tentar levar o dia da forma mais positiva possível”.

 

Natalia Constandoglo e Eleonora Constandoglo

Balanço positivo para todos

Natalia Constandoglo, Gerente da loja de Sines, faz um balanço muito positivo da iniciativa. “Os estagiários chegaram à loja muitos animados e isso influenciou pela positiva a minha equipa”, afirma a responsável, que também teve a possibilidade de trabalhar com filha, Eleonora, uma das participantes na Academia de Verão deste ano. “A nível profissional correu muito bem, pois ambas sabemos respeitar-nos como colegas; como mãe, considero ser uma oportunidade fantástica que permite aos jovens conseguirem ter uma melhor perceção do mercado de trabalho e principalmente na área do retalho alimentar, numa empresa que valoriza e reconhece os valores de cada operador, permitindo a sua evolução. O melhor exemplo disso sou eu, pois comecei nesta empresa há 13 anos como Operadora de Padaria e consegui chegar à função que tenho hoje.”