No ano em que assinala o décimo aniversário, o Amanhecer terá mais de 400 Lojas
Em 2011, amanhecia simultaneamente em Viana do Castelo e em Lisboa um novo modelo de negócio do Recheio que trouxe um novo fôlego ao retalho tradicional. Dez anos depois, a rede Amanhecer, que começou por ser constituída por duas Lojas já tem quase 400 e o objectivo é continuar o ambicioso plano de expansão. “Estamos muito orgulhosos pelo que alcançámos, mas, acima de tudo, temos a ambição e o foco de fazer mais e melhor nos próximos anos”, destaca João Toscano, o Coordenador do Negócio, que considera a insígnia uma referência no apoio ao comércio tradicional. Uma década de sucessos, razão mais do que suficiente para celebrar em grande.
O aniversário começou a ser preparado já em contexto de pandemia e as suas celebrações dividem-se em dois grandes eixos. O primeiro assenta numa campanha institucional muito forte destinada a contar a história do Amanhecer, dar a conhecer as conquistas, os Parceiros e promover a marca, os produtos e as Lojas. O segundo está relacionado com um conjunto de acções de Loja que se vão prolongar até ao final do ano. Incluem descontos, promoções, ofertas e brindes e vai terminar com um grande sorteio de prémios. “Os Clientes das Lojas Amanhecer têm de sair de lá com um sorriso na cara e vontade de voltar”, explica o responsável.
EQUIPAS ENVOLVIDAS
Para fazer acontecer tem sido importante o envolvimento de todas as equipas do Recheio, que têm dado o seu contributo de forma a garantir o sucesso das celebrações e, com isso, a satisfação dos Parceiros.

Em destaque, a última inauguração, em Março, no bairro de Benfica. Em cima, pormenor da primeira Loja Amanhecer, na Baixa de Lisboa
Qual o impacto da pandemia no desenvolvimento do negócio?
Ao contrário do que aconteceu com o canal HoReCa, as nossas vendas dispararam, o que contribuiu também para aumentar as vendas ao Recheio. Além disso, acelerámos a nossa presença nas redes sociais, testámos novas soluções para apoiar os Parceiros a chegar a mais clientes e a acompanharem as tendências do e-commerce, desenvolvemos um modelo de serviço diferente para as nossas Lojas com o Recheio MasterChef, testámos, ainda, o primeiro Café Amanhecer, e desenvolvemos campanhas promocionais muito adaptadas ao contexto de pandemia.
Quais os objectivos a curto e médio prazo da marca?
Já este ano pretendemos abrir 100 novas Lojas. Também queremos ajudar os nossos parceiros a vender cada vez mais e para isso estamos a acompanhar o seu desempenho como nunca o fizemos até aqui, com ferramentas novas. No médio prazo, para a marca Amanhecer continuar neste ritmo muito acelerado, provavelmente vamos ter de diversificar um pouco o nosso negócio.
De que forma as equipas Amanhecer e Recheio contribuem para o sucesso do negócio?
A equipa Amanhecer é constituída por 16 pessoas e o nosso trabalho é normalmente de prospecção e de acompanhamento dos nossos Parceiros. Com os números que o negócio já alcançou, isto só é possível com o apoio de todas as equipas transversais do Recheio, que têm sido incansáveis. Este é um negócio para o qual todas as áreas contribuem diariamente. Este é um negócio para o qual todas as áreas contribuem diariamente e, por isso, é um orgulho para a Companhia, sobretudo num ano tão difícil como foi 2020. Um obrigado a todos e à minha equipa em particular.
Edição 114
Edição 113
Edição 112
