“O objectivo das Lojas Amanhecer foi, desde o início, proteger o canal do retalho tradicional”, começa por revelar Ângela Soares, Directora Nacional de Operações do Recheio. “Era um canal que estava condenado há 23 anos e que hoje se está a renovar, porque os Clientes procuram a proximidade e uma compra mais relacional”, acrescenta. O projecto conheceu a luz do dia em 2011, com a abertura de duas Lojas em simultâneo – a Lutador, em Viana do Castelo, e a Loja da Baixa, em Lisboa. Na altura nasceu como um projecto independente, apesar de integrado no Recheio e no Grupo Jerónimo Martins, com o objectivo de abrir Lojas e de ganhar penetração de norte a sul. Contudo, o início não foi fácil. “A mudança era um grande desafio para as Lojas, mas todas as barreiras foram ultrapassadas graças à boa relação criada e à proximidade com os aderentes”, conta Bruno Trindade, Business Development Officer do Grupo Jerónimo Martins, que acompanhou o projecto quase desde a sua génese. Aliás, recorda com satisfação os tempos em que conhecia os comerciantes e as suas famílias, que o recebiam em casa. Na verdade, o projecto “foi construído com cada um deles”, afirma. Hoje, “o Amanhecer está com uma performance muito acima da média da Companhia e do retalho tradicional”, diz Ângela Soares. Um ritmo de crescimento que tem marcado os últimos anos e que superou já as metas para 2019.
ÂNGELA SOARES
Directora Nacional de Operações do Recheio
“Para a abertura de Lojas privilegiamos projectos com boa localização e, preferencialmente, comerciantes com experiência de retalho tradicional.”
O MELHOR DE DOIS MUNDOS
Conjugar a proximidade e o conhecimento do Cliente com técnicas de venda mais modernas é o melhor de dois mundos e um dos factores de diferenciação do conceito Amanhecer. Outra grande vantagem é trazer para o retalho tradicional uma marca própria com uma enorme variedade de referências, reconhecida pela sua qualidade e preço acessível. “O Amanhecer tem uma marca própria de grande valor, comum a todas as Lojas, embora com um sortido adaptado a cada localidade”, destaca Vanessa Silva, Directora de Marketing do Recheio. E também na imagem o conceito é diferenciador. Não sendo uma rede de franchising, as Lojas Amanhecer são todas diferentes, apesar de partilharem a mesma marca, logótipo e elementos de marketing e de comunicação.
ANTÓNIO BARRACHO
Director-Geral do Recheio
“O projecto Amanhecer nasce como Marca Própria do Recheio para o negócio do retalho tradicional. O sucesso da marca conquistou os bairros de Portugal, cresceu, expandiu-se e renasceu, em 2011, como um modelo de negócio. Hoje, a rede Amanhecer conta com mais de 300 comerciantes que acreditaram neste modelo, um acordo de cooperação com regras iguais e transparentes para todos os aderentes e vantagens para ambas as partes. Por um lado, o Recheio, enquanto Companhia líder no mercado do cash & carry, marca posição no sector do retalho. Por outro, os comerciantes podem ter uma voz activa na distribuição para o retalho tradicional. Neste momento estão lançadas as bases, em termos de consolidação do negócio, para podermos entrar numa nova era. A rede Amanhecer terminou o primeiro semestre com 334 Lojas e com um crescimento superior a 14% (like for like de 6,1%). Queremos crescer cada vez mais e apresentar novas propostas de valor aos parceiros que estão connosco desde o princípio. Queremos que os nossos Clientes do comércio tradicional perdurem no tempo. Os melhores Clientes não são os maiores, mas sim os que têm visão para o futuro, e nós estamos cá para os apoiar. Acredito que o futuro do comércio tradicional passa pela especialização, com Lojas mais pequenas e focadas em determinadas áreas de negócio, como charcutaria, padaria, fruta e legumes ou talho. Vão sempre aparecendo conceitos novos e a solução vai passando pela inovação e pela reconversão. O Recheio está preparado para responder a estas novas tendências. Além disso, estamos inseridos num grupo forte, que nos dá oportunidade de estar na linha da frente em determinados segmentos de produtos e na procura de novas soluções. Por tudo isto e muito mais, orgulhamo-nos de dizer que acreditamos e continuaremos a acreditar no comércio tradicional.”
RELAÇÃO COM O CLIENTE MUITO VALORIZADA
A satisfação do Cliente Amanhecer é a principal missão de toda uma estrutura de apoio ao projecto, composta pelos Gerentes das Lojas Recheio, pelos Gestores Operacionais e pelos Area Managers, o “rosto” da marca junto dos aderentes. Com objectivos e tarefas bem definidas, estes três níveis de apoio cobrem geograficamente todo o país, de forma a que nada falhe junto das 334 Lojas Amanhecer.
Rui Peixoto é um dos Gerentes Recheio responsável pela Loja de Viseu, que abastece 20 mercearias aderentes. De entre as suas tarefas, o Gerente destaca a resolução de problemas de carácter diverso, desde os atrasos nas encomendas à gestão de pagamentos, tendo o cuidado de garantir que tudo corre bem a montante da cadeia de abastecimento. “Uma das vantagens do conceito é dar aos comerciantes um suporte que individualmente não teriam”, sublinha. Mais a sul, Diogo Portela é o Gestor Operacional da Região 3, que se estende de Lisboa até Fátima e que contempla 75 Lojas. No seu dia-a-dia, a principal tarefa passa por visitar os parceiros, perceber se está tudo a correr bem e alertar para questões novas ou para outras que não tenham sido bem entendidas. Ao longo dos anos assume que a relação profissional com os parceiros já se tornou, em alguns casos, uma relação de amizade, graças à confiança que se gerou entre as partes. Além da visita aos Clientes actuais, Diogo Portela é também responsável pela prospecção para novas Lojas, bem como pela preparação das aberturas. “É preciso ver se está tudo bem com a imagem da Loja, com o posicionamento dos produtos, etc.”, explica. Segundo o Gestor Operacional, qualidade, preço e imagem são as características que os aderentes mais valorizam nesta relação com a marca Amanhecer.
RUI PEIXOTO
Gerente do Recheio de Viseu
“O que os Clientes mais valorizam hoje é a qualidade elevada da marca Amanhecer e o seu preço acessível. No início do projecto havia menos referências desta Marca Própria, mas actualmente são centenas. No Recheio, somos o ponto de contacto com os aderentes e procuramos garantir que tudo corre bem com as encomendas e todo o processo. Esta é uma das vantagens do conceito, que dá aos comerciantes um suporte que individualmente não teriam.”
DIOGO PORTELA
Gestor Operacional Região 3
“Ao longo dos oito anos do projecto Amanhecer a minha relação de proximidade com os aderentes foi evoluindo e, em alguns casos, é hoje de amizade, graças à confiança que se gerou entre as partes. É, por isso, muito importante manter um contacto e acompanhamento constantes com todas as Lojas, visitando os aderentes com frequência, para garantir que está tudo bem. Na região em que faço a gestão existem 75 Lojas, que têm crescido ao longo dos anos graças à crescente valorização da marca Amanhecer e desta relação de confiança que se construiu.”
CARLA GAMEIRO
Area Manager Região da Madeira
“A experiência de campo fez-me sair da minha zona de conforto e perceber que é na rua e a falar com os Clientes que temos uma percepção diferente do negócio. Esta vivência tem sido muito enriquecedora. Acredito que na Madeira, onde já existem 17 Lojas, ainda haja espaço para a marca crescer, sobretudo fora do Funchal, onde será mais fácil, até pela dinâmica que estas Lojas trazem às pequenas localidades. São o ponto de encontro para fazer as compras, mas também para conversar ou beber café. O importante é os clientes estarem satisfeitos.”
PARCEIROS: HISTÓRIAS DE SUCESSO
ANA VITAL
Fundada há quase quatro décadas, a Mercearia Lutador, localizada no centro histórico de Viana do Castelo, foi a primeira loja a aderir ao projecto Amanhecer do Grupo Jerónimo Martins e desde aí ganhou nova vida. “É uma parceria de sucesso, porque os produtos são impecáveis e de excelente qualidade”, considera Ana Vital, a Gerente do espaço e consumidora de todos os produtos da marca. Desde há nove anos que o Amanhecer tomou conta das prateleiras do supermercado frequentado pela população local, mas, sobretudo, por turistas. Viana é um dos principais locais de paragem para quem faz o Caminho de Santiago a pé, e o espaço Lutador/Amanhecer é um dos preferidos pelos peregrinos para comprar bens alimentares e utilidades.
FRANCISCO SIMÕES
Francisco Simões lançou-se na aventura do comércio, em plena Baixa lisboeta, corria o ano de 2000. O negócio cresceu e rapidamente percebeu que não podia trabalhar sozinho. Associou-se a uma marca de distribuição, que, entretanto, saiu do mercado, e as coisas complicaram-se. “Pensei em fechar as portas”, confessa. Mas a coragem empurrou-o no sentido contrário. Começou a abastecer-se no Recheio e, poucos meses depois, abraçou o Amanhecer, tornando-se um dos primeiros aderentes. “Ainda hesitei, mas algo me dizia para avançar”, conta. Passados quase nove anos, não se arrepende. “A marca tem muita aceitação e os preços são competitivos.” No número 20 da Rua dos Douradores o trabalho não abranda de segunda a sexta-feira, com turistas e passantes a representar 90% dos Clientes.
RENATO LERIA
Tudo começou quando Renato Leria, empresário da restauração e proprietário de uma pequena loja de comércio tradicional, pensou em remodelar o seu estabelecimento. “Achei que era necessário mudar e modernizar a loja, e, ao mesmo tempo, surgiu um convite do Recheio para integrar o conceito Amanhecer, que na altura estava a expandir-se para o Algarve”, recorda.A abertura da primeira Loja foi em 2012, e passados sete anos o negócio não tem parado de crescer. “Começou por ser um pequeno desafio, mas nunca pensei tornar-me proprietário de sete Lojas”, refere com orgulho, considerando o Amanhecer uma mais-valia: “É muito fácil trabalhar com esta parceria, seja na gestão interna das Lojas, de stocks ou de preços, ou ao nível da imagem.”
CRESCER EM LISBOA E CONQUISTAR MAIS VIZINHOS
A presença das Lojas Amanhecer cobre actualmente grande parte do território nacional. No entanto, é na capital que a marca quer crescer em força durante os próximos anos. Para já, revela Ângela Soares, o preço excessivo das rendas na cidade tem travado alguns investimentos, mas, ainda assim, acredita que, aos poucos, será possível atingir este objectivo. Por outro lado, a marca está também mais exigente com a selecção dos aderentes, “privilegiando projectos com boa localização e, preferencialmente, comerciantes com experiência no retalho tradicional”. Apesar disso, a aposta na notoriedade estende-se a todo o território e o novo posicionamento é prova disso. Opinião partilhada por João Toscano, Coordenador do Negócio Amanhecer. Esta confiança na marca e nos seus produtos explica-se também “pelas sinergias entre marcas da JM, um factor de diferenciação face aos concorrentes, que garante aos parceiros uma estrutura de apoio mais flexível e ajustada às suas necessidades”.
JOÃO TOSCANO
Coordenador do Negócio Amanhecer
“A marca Amanhecer tem um enorme potencial. Acredito no retalho tradicional pela capacidade única de criar uma relação de proximidade e de confiança com o Cliente final e, a este nível, a identidade e o know-how do Grupo Jerónimo Martins fazem toda a diferença.”
Edição 114
Edição 113
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