Ano marcante para o Amanhecer

O marca continua em expansão, agora ainda mais jovem e apelativa. As equipas festejaram o novo conceito e a conquista da Loja 500 com uma viagem às Canárias a bordo do navio Santa Maria Manuela

O Amanhecer ganhou uma nova vitalidade em 2022, abriu mais de 100 lojas (fechando o ano com 536) e surgiu com uma imagem renovada.

Para Vanessa Silva, Diretora de Marketing do Recheio, a chegada às 500 lojas marcou um ponto de viragem para a marca Amanhecer e para a sua comunicação: “Precisávamos de uma marca que fosse mais jovem e vibrante, posicionando as lojas Amanhecer como lojas tradicionais, mas que, ao mesmo tempo, estão abertas à mudança e ao desenvolvimento”.

O Amanhecer tem agora uma imagem mais forte, apelativa e mais atual, mas, ao mesmo tempo, a evolução da marca mantém muitos dos códigos já estabelecidos, como o toldo às riscas ou a bandeirola, até porque há um património de mais de dez anos que foi construído.

Um rebranding pensado para que a marca não perca o seu ADN e que tem recebido elogios de todos os parceiros de negócio. Segundo Francisco Veiga, Diretor de Operações do Amanhecer, “a imagem é muito importante para este projeto, não só porque quem quer abrir uma loja Amanhecer procura ter uma imagem atrativa e diferenciadora, mas também para garantir que existe uma identidade comum que é reconhecida pelos nossos vizinhos”.

 

NOVAS APOSTAS

A abertura de lojas em formatos maiores e em postos de combustível é outra das apostas. “As lojas de conveniência em postos de combustível são uma realidade, e, nesse sentido, iniciámos uma parceria muito focada em marca própria, assim como em refeições prontas”, afirma Francisco Veiga. Sobre as lojas maiores, não sendo o foco, são propícias em locais onde a oferta é reduzida, “aumentando o potencial da marca com sortidos mais profundos, respondendo às necessidades dos nossos vizinhos”.

Também este ano foi lançada a primeira campanha de fidelização no mercado tradicional, com os livros da Vaca Aurora, uma aposta que teve por objetivo não só fidelizar os clientes como promover a leitura e o desenvolvimento dos mais novos. Com mais de 200 lojas aderentes, foram disponibilizados cerca de 50 mil livros.

Os próximos anos “serão determinantes para a marca”. O objetivo é “criar condições para consolidar a posição no mercado, conquistando quotas, e ser cada vez mais uma marca próxima e querida dos portugueses”, conclui o Diretor de Operações, que tem a ambição de ter “um Amanhecer em cada esquina”.

Antes e depois. O novo logótipo Amanhecer é parte integrante de um rebranding pensado para que a marca não perca o seu ADN

 

 

Loja 500 inaugurada em Barcelos

O Supermercado d’Ajuda, em Gilmonde, fundado há 63 anos pelos pais da atual proprietária, mudou para loja Amanhecer. Há 50 anos que o espaço comercial é cliente Recheio. Alice Figueiredo, a proprietária, cresceu na loja dos pais, entre mercearia “e em cima de caixas para chegar ao balcão”, e explica que a decisão da mudança não foi difícil. “Havia e há uma relação muito próxima com o Recheio e com a marca e percebemos que não valia a pena investir noutras, que, depois, os clientes não compravam.”

 

Aurora, a contadora de histórias

A marca Amanhecer lançou uma coleção de três livros de histórias, dirigida a crianças dos 5 aos 7 anos, baseada na sua mascote. Estiveram disponíveis em mais de 200 lojas e contam as aventuras da Vaca Aurora e dos seus amigos: o burro Barnabé, a galinha Glória, o gato Gaspar, a ovelha Oli, a pata Patrocínia, a porca Pilar, o pintainho Pi e o porquinho Popi.

 

Teresa Amorim

Responsável de Marketing Amanhecer

“Estas são lojas onde as pessoas são tratadas pelo nome e onde há uma forte relação entre o proprietário e a comunidade. No ano em que o Recheio comemorou 50 anos, o Amanhecer chegou às 500 lojas, reforçando a sua notoriedade em todo o país e a proximidade aos seus vizinhos.”

Victor Silva

Gestor Operacional de Marketing Amanhecer

“No Amanhecer, os clientes têm sempre um atendimento e um acolhimento personalizado. Entram e conseguem ter uma visão total da loja, com nova sinalética e com uma decoração onde são os produtos que dão cor ao espaço.”

Jorge Almeida

Gerente do Recheio de Barcelos

“As lojas Amanhecer são a aproximação do Recheio aos clientes, e as parcerias tornam esses clientes ainda mais privilegiados.”