APOIOS QUE MUDAM VIDAS

Uma parceria entre o Grupo Jerónimo Martins e a associação Lisbon Project permite a formação e contratação de migrantes e refugiados nas Lojas Pingo Doce

São cada vez mais os migrantes e refugiados que deixam os seus países para fortalecer novas raízes em Lisboa. É precisamente na capital portuguesa que actua a Lisbon Project, uma associação sem fins lucrativos, apoiada pelo Grupo Jerónimo Martins, cuja missão passa por integrar e proteger as vidas de migrantes e refugiados.

ESPÍRITO DE MISSÃO

Fundada em 2017, a Lisbon Project já apoiou, desde esse ano, mais de 550 migrantes e refugiados. Informa quem chega sobre os serviços básicos, simplifica o processo de legalização, providencia apoio legal gratuito ou de custo reduzido, disponibiliza cursos de língua portuguesa, acautela assistência médica e promove amizades com a comunidade local. E ainda um aspecto fundamental na formação de raízes numa nova cidade: ajuda a encontrar emprego. Para poder providenciar tudo isto é preciso garantir um conjunto de parcerias, e Gabriela Faria, uma das fundadoras da Lisbon Project e presidente da direcção do projecto, adianta que o Grupo Jerónimo Martins é precisamente um dos maiores parceiros, especialmente no que respeita à criação de oportunidades de emprego: “Esse é um dos serviços que os migrantes e refugiados mais procuram quando nos contactam, e, graças ao contributo do Grupo Jerónimo Martins, cerca de 20 já conseguiram emprego em Lojas Pingo Doce.”

TRABALHAR E APRENDER

A associação do Grupo à Lisbon Project data de 2018 e, além da contratação de migrantes e refugiados, incide no financiamento de iniciativas como o Programa 2 em 1, que proporciona a aprendizagem de português para vencer a barreira da língua e melhorar assim a inclusão destas pessoas no mercado de trabalho. Uma ajuda que permite à associação alargar o seu raio de acção.