EM 2023 contam-se dez anos de vida da Ara e não faltam motivos para celebrar. Desde que abriu asprimeiras lojas e o primeiro centro de distribuição, em março de 2013, a insígnia tem-se empenhado em fazer a alegria dos consumidores
colombianos, enquanto continua a crescer a olhos vistos. Afinal, “Alegria ao Melhor Preço” é a assinatura da Ara, uma frase bem conhecida de todos os colombianos.
O Grupo Jerónimo Martins é hoje o maior investidor português na Colômbia e conduziu a marca Ara ao topo das 20 maiores empresas do país em vendas e em número de colaboradores. Presente em mais de 320 municípios colombianos, a Ara totalizou 1.768 milhões de euros em vendas em 2022 (mais 60,5% do que no ano anterior), e consolidou a sua importância como a terceira maior Companhia do Grupo.

A Ara comemorou o décimo aniversário em clima de festa, na presença de Pedro Soares dos Santos, Presidente e Administrador-Delegado do Grupo Jerónimo Martins, e quem, em 2011, tomou a decisão de se avançar para a Colômbia como novo destino de internacionalização
Totalmente adaptada ao perfil do consumidor colombiano no que respeita ao sortido de produtos, aos preços competitivos e com um ambiente de loja onde a alegria é a nota dominante, a Ara não esconde o desejo de chegar cada vez mais longe. O plano de expansão é muito ambicioso, e às 1.093 lojas que estavam abertas no final de 2022, devem ser acrescentadas mais de 200 novas lojas durante este ano.

SEMPRE A CRESCER
Enaltecendo o que entende ser uma “muito forte dinâmica de crescimento”, Pedro Soares dos Santos, Presidente e Administrador-Delegado do Jerónimo Martins, assinala que os resultados permitem à Ara assumir-se como “a terceira Companhia mais relevante para o Grupo em termos de vendas”. A evolução foi impulsionada pelo investimento em preço,
qualidade e diferenciação da oferta, e pela aceleração da expansão física.
UM PAPEL NA COMUNIDADE
Os laços de vizinhança estabelecidos com as comunidades colombianas vão muito para além da proximidade, que permite que a Ara trate os clientes por vecinos. O trabalho de apoio social engloba por exemplo a Associação Colombiana de
Bancos Alimentares (com quem a Companhia colabora desde 2013) e a Fundação Alimentar Colômbia (que combate a má nutrição no país), duas entidades que receberam a maior parte dos excedentes das lojas em 2002. A Ara tem também
um programa de apoio a famílias vulneráveis especialmente nas zonas de fronteira com a Venezuela.
Pedro Leandro
Diretor-geral da Ara

Pedro Leandro chegou ao Grupo Jerónimo Martins há quase 30 anos. Primeiro para a área de compras do Pingo Doce, depois para a direção comercial, na Biedronka. Era para ir por três anos, acaba por ficar dez. Regressa ao Pingo Doce em 2011 e, em 2016, assume a Direção Comercial do Grupo para alavancar as sinergias entre as várias geografias onde a Jerónimo Martins está presente. Em 2021 atravessa o Atlântico em direção à Colômbia para assumir a direção-geral da Ara, com uma missão: expandir o negócio. “Cada abertura de loja é para nós mais um passo no nosso compromisso com as famílias colombianas, levando qualidade e variedade às suas compras do dia a dia, sempre aos preços mais baixos”.
Leia aqui a entrevista a Pedro Leandro.
Pedro Maya
Coordenador do centro de serviços partilhados de Recursos Humanos do Grupo Jerónimo Martins
Antigo diretor de Recursos Humanos da Ara, onde estava desde 2012, tendo sido responsável por consolidar a equipa que deu início ao projeto do Grupo na Colômbia, Pedro Maya deixou o seu país natal e veio para Portugal em 2022 coordenar o centro de serviços partilhados de Recursos Humanos, na sequência do projeto de Agilidade Organizacional. Na Ara já conhecia muitos colegas portugueses e interagia regularmente com eles, o que facilitou muito a integração. “Fui bem recebido em Portugal desde o primeiro dia e todos me ajudaram no processo de adaptação ao país e ao trabalho”.
Ara torna-se parceira da seleção colombiana de futebol feminino

Lina Arciniegas, antiga futebolista, Maite Sarasua Suárez, Diretora de Marketing da Ara, e Nicolas Martinez, do Marketing e Parcerias
A poucos dias do início do Mundial de Futebol Feminino (entre 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia) a Ara tornou-se parceira da seleção da Colômbia através de um apoio que vai durar pelo menos quatro anos.
O objetivo é contribuir para o desenvolvimento do desporto feminino e dar visibilidade a esta equipa nacional, cujo desempenho deve servir de inspiração para todas as mulheres colombianas.
Edição 114
Edição 113
Edição 112