Arcos de Valdevez: Uma vila cheia de encantos

Das belas paisagens verdes ao rico património arquitectónico, há muito para ver e explorar nesta lindíssima povoação do Alto Minho.

Diz-se que Arcos de Valdevez foi a terra “onde Portugal se fez”, e na história de Portugal há uma explicação para esta frase que orgulha todos os moradores no concelho. Em 1141, Afonso Henriques, futuro rei de Portugal, conquistou castelos em território galego, provocando a ira de Afonso VII, rei de Leão e Castela. Os exércitos encontraram-se em Valdevez num torneio do qual os portugueses saíram vitoriosos, permitindo a independência de Portugal.

Há muito para descobrir nesta vila carregada de história e cheia de encantos característicos do Alto Minho: paisagem verde, rico  património arquitectónico e pitorescas aldeias comunitárias. São muitos os locais de interesse e os pontos turísticos, quase todos ligados pela Ecovia do Vez. Ao longo de 32 quilómetros de passadiços e caminhos em terra, nas margens dos rios Lima e Vez, é   possível conhecer várias praias fluviais, pontes medievais, casas senhoriais, igrejas e a fauna e a flora da região.

O TIBETE PORTUGUÊS

Pela mesma ecovia chega-se a Sistelo. A paisagem natural e cultural deste lugar foi reconhecida como Monumento Nacional, sendo chamada o “pequeno Tibete português”. Nos seus socalcos cultiva-se o milho e pasta o gado. A aldeia encontra-se muito bem  reservada, tendo sido recuperadas as casas típicas de granito, os espigueiros e os lavadouros públicos. Ao passear pelas suas ruelas, visite a Igreja Matriz, a ponte romana e o moinho, e mergulhe na Praia Fluvial de Sistelo. As praias fluviais são uma constante em Arcos de Valdevez. Uma das mais conhecidas é a Praia da Valeta, localizada no decorrer do curso do rio Vez. É um extenso areal, com águas calmas e limpas e área relvada e arborizada.

BALOIÇAR NO MEZIO

Mas todos os caminhos vão dar ao Mezio (onde começa oficialmente o Parque Nacional Peneda-Gerês). Aqui, entre as belezas naturais, encontra-se um núcleo megalítico com mais de cinco mil anos. A pé, rapidamente se chega ao famoso baloiço, com uma vista de 360º. Nas imediações pastam livremente cavalos garranos e vacas cachenas, típicos da região.

 

OS NOSSOS GUIAS LOCAIS NO PINGO DOCE DE ARCOS DE VALDEVEZ

Seis Colaboradores desta Loja dizem-nos o que não devemos mesmo perder numa visita à bela região minhota de Arcos de Valdevez.