“AS MUDANÇAS SÃO A CHAVE PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL”

A cada desafio, uma oportunidade. Inspirada pelas pessoas com quem trabalhou e dando sempre o seu melhor, assim Joanna Mendel construiu e consolidou o seu percurso no Grupo Jerónimo Martins

De nacionalidade polaca, aos 23 anos Joanna Zofia Lukosek-Mendel tinha um master em Gestão com especialidade em Logística na bagagem e o sonho de trabalhar numa grande empresa de distribuição, que lhe desse a possibilidade de evoluir profissional e pessoalmente. Quando, em Julho de 2006, surgiu a oportunidade de entrar como trainee na Biedronka, uma das Companhias mais conceituadas em projectos de logística da Polónia, não podia ter ficado mais feliz. “Esta formação permitiu-me conhecer o negócio na prática e construir os primeiros pilares da minha vida profissional”, conta a então trainee, agora com 35 anos.

Durante nove meses Joanna passou por várias áreas da Companhia, destacando a experiência adquirida nas Lojas. Terminou o estágio em Março de 2007. Começou, de seguida, como Junior Logistics Manager, e em 2008 já era Purchasing Manager, passando por três centros de distribuição da Biedronka. “Foi um período muito importante para a minha carreira. Crescemos quando contactamos com outras pessoas e estas mudanças são a chave para o desenvolvimento pessoal e profissional.” Seguiram-se outros desafios, que aceitou sempre com a naturalidade de quem está continuamente aberto à mudança. Foi assim que, em 2012, assumiu funções como Directora de um Centro de Distribuição e, três anos depois, em Varsóvia, trocou a Logística pelas Operações, como Sales Director. Esta mudança na sua carreira revelou-se uma experiência “muito desafiante e valiosa para o meu percurso, com um grande foco no Cliente. A Loja é o meu ambiente natural”, como a própria salienta. Nova missão surgiria em 2016: a de Supply Chain Director.

Ao longo de toda a sua carreira, Joanna teve de mudar várias vezes de lugar (e, consequentemente, de residência), um pouco por toda a Polónia, mas o desejo, a experiência e a oportunidade de conhecer todos os processos da Logística e das Operações do Grupo eram mais importantes. A maior “viagem” viria, contudo, a ser empreendida em 2018.

 

DESTINO: PORTUGAL

Em Fevereiro deste ano, Joanna voltou a fazer as malas, desta vez com destino a uma ilha no Atlântico. Sai da zona de conforto da cultura e língua polacas para aprender português (que já domina bastante bem), para se inserir numa nova cultura e mercado e dirigir as Operações na Madeira. “O que me pergunto todos os dias é como conquistar os corações dos nossos Clientes. A minha principal motivação é trabalhar nas vendas, na nossa Companhia, com a equipa, e melhorar cada dia para os nossos Clientes”.Em jeito de balanço, Joanna considera que “Jerónimo Martins é um Grupo extraordinário que nos valoriza e nos desafia, com valores éticos muito fortes, com oportunidades únicas de evolução e de crescimento.”