Atenção ao rosto

A utilização continuada das máscaras de protecção contra a Covid-19 pode provocar acne, rosácea ou dermatites. Conheça os cuidados que deve ter com a pele do rosto

Regina Resende

Responsável Merchandising e Formação BemEstar

Quando falamos ou respiramos, libertamos ar quente pela boca e pelo nariz. Este ar fica retido no interior da máscara, favorecendo o crescimento de diversos microrganismos, como fungos e bactérias. O resultado é um desequilíbrio na nossa flora cutânea que, associado à fricção da máscara na pele, pode favorecer o desenvolvimento de acne, rosácea ou dermatites, como a dermatite irritativa, ou dermatite de contacto. Saiba como evitá-lo.

 

DUPLA LIMPEZA 

Apostar, tal como as mulheres coreanas, num ritual de dupla limpeza, pode ser uma boa ideia. Experimente começar a limpar o rosto com gel de limpeza e depois finalizar com um tónico ou uma água micelar.

 

HIDRATAÇÃO

Hidrate bem a pele depois de a limpar. Reconhecidos pelo seu alto poder hidratante, a vitamina C e o ácido hialurónico são os ingredientes que deve procurar.

 

“MASKNE”

Este é um novo tipo de acne que surge na zona do nariz e queixo devido ao uso da máscara. O melhor a fazer é começar a usar produtos específicos para o acne tardio e para as imperfeições.

 

PELES SENSÍVEISE/OU REACTIVAS

Estas peles têm de ter cuidados extra. Além da hidratação têm de usar produtos calmantes e protectores.

 

CONTORNO DOS OLHOS

O uso das máscaras pode provocar papos e acentuar as olheiras. Aplique um creme adequado. Pode também guardar o seu creme de olhos no frigorífico. Assim, quando o for aplicar, vai ter um efeito refrescante e descongestionante.

 

PROTEJA OS LÁBIOS

O uso constante da máscara pode causar secura extrema nos lábios. Para manter os lábios hidratados e saudáveis é indicado o uso de um creme ou batom labial hidratante e protector.

 

MÁSCARAS HIDRATANTES E/OU CALMANTES

Não poderia faltar a sugestão destes tratamentos mais concentrados. As máscaras hidratantes ou calmantes têm um efeito muito mais imediato e mais concentrado do que qualquer creme. Usar duas a três vezes por semana pode ser o suficiente para voltar a ter a pele saudável. Durante o dia, podemos colocar no rosto produtos que hidratem, apaziguem e ajudem a higienizar o rosto.