No Grupo Jerónimo Martins há 25 anos, conhece Trás-os-Montes e o Douro Sul como ninguém. Começou no Pingo Doce de Lamego, onde mora, e foi subindo na função e responsabilidade. Desde 2004 que é District Manager e em 2016 integrou a equipa do Franchising Pingo Doce. Tem a seu cargo nove Lojas bem distintas e separadas por mais de 200 quilómetros de distância: Miranda do Douro, Valpaços, Celorico de Basto, Vila Meã, Resende, São Pedro do Sul, Tarouca, Sátão e Condeixa.

8h – PRONTO PARA A ESTRADA – O dia de trabalho começa sempre na abertura de uma das nove Lojas que supervisiona. Entre as 8 horas e as 8h30 já está numa delas, seja qual for a distância.

8h20 – APOIO NA ABERTURA DE LOJA – Em Tarouca, a Loja mais próxima da sua residência, é uma Colaboradora que lhe abre a porta. Conhece todas as equipas e até sabe o nome de alguns Clientes.

8h45 – SEMPRE CONTACTÁVEL – Já na companhia de Aníbal Oliveira, proprietário da Loja, o trabalho de supervisão é intercalado com telefonemas. Tem de programar uma formação destinada aos aderentes.

9h05 – RESPONSÁVEL PELA PEIXARIA – Dos quatro District Managers de Franchising do país, Avelino dedica-se mais à Peixaria, até “porque é uma secção que tem crescido muito ao longo dos anos”.

9h40 – CONTROLO DO PRODUTO – “É uma preocupação constante ter sempre produtos frescos”, lembra. Por isso supervisiona sempre todas as secções da loja, câmaras e armazém.

10h15 – OBJECTIVOS DIÁRIOS – “O meu escritório é o computador e as Lojas.” Com o Gerente, analisa secção a secção, compara com o ano anterior e com os mesmos tipos de Loja.

10h50 – COM UM PÉ NA ESTRADA – O horário de trabalho varia por causa das viagens que tem de fazer para as Lojas. Aqui, a caminho da de Sátão. Em média, percorre seis mil quilómetros por mês.

13h15 – CLIENTES SATISFEITOS – Avelino faz uma lista de reposição de produtos por mês e por Loja. Se há ruptura de artigo, vai-se ao armazém ou encomenda-se ao fornecedor.

16h – REPOSIÇÃO DE STOCK – Com o casal Gabriela e Luís Monteiro, agora na Loja de Sátão, a ver os layouts das secções, qualidade e apresentação dos produtos, preços e promoções.

18h – PESCA: UMA PAIXÃO – Aos 58 anos, casado e com dois filhos já crescidos, dedica-se ao rio nos tempos livres: “Pesco truta e recupero moinhos de água”.