O nome da universidade que lhe serve de morada – a Nova SBE, em Carcavelos – não podia traduzir melhor o ambiente que se vive na Lab Store Pingo Doce & GO. Afinal, a inovação é uma constante que acompanha o Cliente ao longo dos cerca de 250 m2 de Loja, na qual só é possível entrar com a aplicação Pingo Doce & GO Nova instalada no smartphone. Cartazes digitais, etiquetas electrónicas com que o Cliente vai actualizando o seu cesto de compras na aplicação ou um sistema de pagamento sem check out, em que o Cliente paga com cartão de crédito ou por MB WAY na própria aplicação, sem dinheiro físico e sem ter de passar pela caixa, são só alguns dos exemplos de que esta é uma Loja virada para o futuro. A vocação inovadora da Lab Store não se reflecte apenas na tecnologia de ponta. A Loja foi concebida para atender às necessidades da “geração Z, um target universitário com idades entre os 17 e os 22 anos que procura um serviço rápido, o mais auto-suficiente possível, com alternativas alimentares mais económicas e com grande ênfase em produtos mais saudáveis”, como sublinha a Gerente de Loja, Andreia Arsénio.
A Pingo Doce & GO Nova foi distinguida com o prémio de inovação Best Emerging Technology
ESPÍRITO PIONEIRO
Com uma idade média de 25 anos, são 12 os elementos que compõem a equipa – quatro na Gerência e oito Colaboradores –, os quais se distinguem pelo seu espírito pioneiro.
Inaugurada a 3 de Outubro de 2019, esta moderna Loja conta com uma equipa motivada. “Muitos dos Colaboradores acabaram por participar no processo construtivo da Loja, o que significa que hoje realizam as suas tarefas da forma mais natural possível, porque foram eles que ajudaram a instituir os processos”, frisa a Gerente de Loja. Numa Loja com serviços de restauração, take-away e padaria, bem como zonas de fruta, frescos e um sortido de produtos essenciais de mercearia, perfumaria e parafarmácia, todos os Colaboradores, incluindo a Gerência, se entreajudam. Contando com cerca de 50% de Clientes estrangeiros, a Lab Store proporcionou ainda aos seus Colaboradores, “além das formações tradicionais de Loja, formação diferenciada em inglês e tecnologia”, destaca ainda Luís Pereira, Coordenador Operacional do Pingo Doce.
Esta é uma Loja-laboratório na qual se realizam projectos que possam vir a ser replicados
LOJA-LABORATÓRIO
Nascida de um sonho antigo, acalentado por Alexandre Soares dos Santos, “de ter uma Loja Pingo Doce no seio de uma universidade”, adianta o responsável, este projecto começou a ser desenhado há cerca de dois anos, quando o campus da Nova SBE estava a ser construído. “A faculdade tinha um espaço disponível e, como o Grupo Jerónimo Martins era um dos principais patrocinadores do campus, sugeriu que inaugurássemos aqui um espaço para testes de novas soluções que beneficiassem o nosso negócio”, acrescenta. Como o próprio nome indica, “sem jamais prescindir da missão de vender e satisfazer as necessidades dos seus Clientes”, esta Loja afirma-se, assim, como um laboratório no qual se realizam “experiências de sortido de produtos e projectos de negócio que possam vir a ser replicados noutras Lojas Pingo Doce”, salienta o Coordenador Operacional.
DESTAQUE INTERNACIONAL
Em Outubro do ano passado, esta Loja foi distinguida com o prémio de inovação da OutSystems Best Emerging Technology. O galardão, que representa o reconhecimento pelo trabalho realizado, foi atribuído na conferência NextStep, que decorreu em Amesterdão. Já este ano, a Pingo Doce & GO Nova foi considerado uma das melhores novas Lojas da Europa do retalho alimentar pela revista European Supermarket Magazine. Esta publicação – para a qual o conceito Lab Store não passou despercebido – divulga o que de melhor se faz neste sector a nível europeu.
LUÍS PEREIRA
Coordenador Operacional do Pingo Doce
“Os Colaboradores que têm a oportunidade de estar numa Loja pioneira como esta enriquecem o seu know-how e profissionalismo. A equipa que criou esta Loja teve sucesso, mostrou potencial e, mais tarde, pode evoluir para outras oportunidades que o Grupo lhe poderá proporcionar: esta é a cultura do Grupo.”
ANDREIA ARSÉNIO
Gerente de Loja
“Contamos nesta Loja com Colaboradores muito profissionais e competentes, com um espírito de equipa óptimo. Além de colegas, são todos amigos, o que significa que se, por exemplo, alguém precisar de trocar uma folga, todos concordam e se ajudam entre si, e eu, como Gerente de Loja, tenho apenas de validar essa decisão.”
RUI SIMÕES
Colaborador de Loja
“Em Lojas maiores, as equipas são mais extensas, há sempre um ou outro colega que não conhecemos ou não costumamos ver, e isso não acontece na nossa Loja, pois aqui todos nos conhecemos e damo-nos muito bem, o que contribui para uma dinâmica saudável. Esta é uma equipa polivalente, altruísta, responsável e profissional.”
JOÃO NEVES
Colaborador de Loja
“O facto de sermos todos praticamente da mesma idade é um ponto a favor para esta equipa, o que ajuda a que nos entendamos muito bem. Outro aspecto positivo é que somos todos polivalentes e fazemos de tudo um pouco, o que faz com que não nos cansemos a realizar sempre a mesma função.”
CÍNTIA GRAÇA
Colaboradora de Loja
“É bom que estejamos sempre a alternar entre as diferentes secções da Loja, porque assim não nos saturamos e aprendemos a fazer todas as funções. Somos uma equipa com muito espírito de entreajuda, há uma grande união entre todos e o bom ambiente e a boa disposição também não faltam.”

Edição 114
Edição 113
Edição 112






