Receita de Brigadeiros

30'
CONFECÇÃO
15
PESSOAS
Média
DIFICULDADE
  • Chocolate em pó 4 a 6 colheres de sopa
  • Leite condensado 2 latas
  • Manteiga 2 colheres de sopa + q.b. para untar
  • Granulado de chocolate q.b. para enrolar
  • Forminhas de papel 35

 

Duany David

Gestora Content & Publishing (revista Sabe Bem)

É um doce típico brasileiro e um dos preferidos de Duany David, já que lhe lembra a sua infância e a família. “Era uma receita partilhada pela minha mãe, a minha avó e a minha irmã, muitas vezes feita em conjunto”, recorda.

Além de delicioso, é também muito versátil, pois dá para confecionar com vários aromas e sabores (lima/limão, vinho do Porto, paçoca, entre outros ingredientes) e comer enrolado em bolinhas ou à colher.

“Apesar de pequenino, o brigadeiro é uma explosão de sabores. Basta comer um que o dia fica mais alegre”, descreve a responsável.

A sua confeção é relativamente fácil. O segredo está no ponto de cozedura da massa, ou seja, na sua consistência final.

O chef Gesiel Júnior aconselha um lume médio a brando para que a mistura possa ir cozendo lentamente. Quando, ao passar a espátula no fundo do tacho, fizer “estrada” e borbulhar, está pronto.

SUPERVISÃO
Gesiel Júnior
Cozinheiro vitrinista

01

Dica 1 Num tacho fundo de inox ou antiaderente misture bem o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó.

02

Dica 2 Sem nunca parar de mexer com uma espátula, para não agarrar nem formar grumos, coza o preparado até atingir o ponto certo.

03

Dica 3 Deite a mistura para um prato untado de manteiga. Cubra com película aderente e deixe arrefecer (no frigorífico é mais rápido).

04

Dica 4 Unte as mãos de manteiga, retire uma colher de mistura e faça bolinhas. Passe pelo granulado de chocolate e disponha nas forminhas.