CELEBRAR 25 ANOS DE OLHOS POSTOS NO FUTURO

A Biedronka assinala o seu 25.º aniversário com o lançamento da uma fundação destinada a apoiar idosos carenciados e a inauguração de um novo modelo de Loja mais sustentável

Se a sabedoria popular retrata a joaninha como um símbolo de sorte, felicidade e boa fortuna, não é de estranhar que este encantador insecto tenha emprestado o seu nome – biedronka significa joaninha, em polaco – e a sua imagem à maior cadeia de supermercados da Polónia. A marca foi fundada em 1995, pelo empresário polaco Mariusz Switalski, e, dois anos mais tarde, foi adquirida pelo Grupo Jerónimo Martins. A partir de 1997, apostou na expansão e não tardou a levantar voo, assumindo-se hoje como líder destacada no retalho alimentar naquele país, com mais de 3000 Lojas e mais de 65.000 Colaboradores, e é reconhecida por proporcionar as melhores soluções alimentares às famílias polacas, sempre aos melhores preços.

A Biedronka, a maior cadeia de supermercados polaca, continua a inovar e a destacar-se pela diferença

AO LADO DOS IDOSOS MAIS CARENCIADOS

No ano em que apaga 25 velas, a Biedronka quis ir ainda mais longe com o lançamento da Fundação Biedronka. “O 25.o aniversário é uma excelente oportunidade para agradecermos à sociedade polaca o facto de acreditar em nós e para reforçarmos compromissos sociais de grande relevo”, frisou Pedro Soares dos Santos, Presidente e Administrador-Delegado do Grupo Jerónimo Martins, indicando o foco primordial de actuação da Fundação: o apoio prestado às populações mais idosas, com o intuito de contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida. Movida pela convicção de que “a vida importa, independentemente da idade”, como sublinhou Katarzyna Scheer, Presidente da Fundação Biedronka, a instituição beneficente conta este ano com um orçamento de 50 milhões de zlótis (cerca de 11,5 milhões de euros) para, entre outros objectivos, combater a pobreza, problemas de nutrição, solidão e exclusão social dos idosos. A primeira iniciativa desenvolvida pela Fundação Biedronka, em parceria com a Caritas Polska, foi o programa de cartões pré-pagos Para a Compras do Dia-a-Dia, destinado a apoiar 10.000 seniores carenciados com uma verba mensal através de um cartão que pode ser utilizado para compras na Biedronka. Os beneficiários deste programa, no qual estava previsto aplicar quase 15 milhões de zlótis (cerca de 3,5 milhões de euros), podem ainda recorrer ao apoio de um voluntário da Caritas disponível para os auxiliar nas compras ou acompanhar nas actividades diárias.

 

LOJAS MAIS MODERNAS E SUSTENTÁVEIS

Saber honrar os seus anos de história não impede a nossa joaninha de continuar a guiar-se por um horizonte de futuro. Isso mesmo prova o novo modelo de Loja estreado no final do ano passado, já no âmbito do 25.o aniversário da Biedronka, na unidade do distrito de Białołęka, em Varsóvia, concebida para se evidenciar como a Loja mais moderna e ecológica de toda a cadeia.

Erguida sob o mote da sustentabilidade, esta Loja destaca-se, entre outras características mais “amigas” do ambiente, por disponibilizar pontos de carregamento para carros eléctricos no seu parque de estacionamento, assim como uma estação para partilha de bicicletas. De igual modo, a nova Loja Biedronka está equipada com um sistema de iluminação auto-suficiente com recurso exclusivo a energia solar e eólica, estimando-se que os 160 painéis fotovoltaicos instalados na cobertura do edifício de 700 m2 permitam uma economia anual de até 20% do consumo de energia eléctrica.