EM ABRIL de 2021, depois de trabalhar quase 20 anos na Fundação LIGA, Cláudia Varela entrou para a equipa do Incluir, o programa da Jerónimo Martins que acolhe pessoas com deficiência e incapacidades, indivíduos em situação social de risco e migrantes e refugiados.
Formada em Reabilitação e Inserção Social, Cláudia já trabalhava na área da formação profissional e emprego de pessoas com deficiência.
Este projeto da Jerónimo Martins surgiu como uma fusão fantástica de objetivos.” Em dezembro de 2021, o Programa Incluir abriu um centro especializado e adaptado em Telheiras, Lisboa, onde Cláudia Varela é responsável pelo acolhimento, seleção e formação dos
futuros colaboradores.

08h00: LEVAR OS FILHOS À ESCOLA
A rotina de Cláudia começa em família. Alternando tarefas com o marido, prepara o pequeno-almoço para os filhos, ainda pequenos, para depois os levar à escola.

09h00: RECEBER A TURMA DE FORMANDOS
Quando chega ao Centro Incluir, em Telheiras, uma das primeiras tarefas é receber a turma que está em formação, explicando o programa daquele dia e esclarecendo dúvidas.

10h00: SELEÇÃO E AVALIAÇÃO DE CANDIDATOS
As entrevistas de seleção e avaliação funcional dos candidatos ao Programa Incluir são um dos momentos mais importantes do dia.

12h00: CONTACTO COM AS EQUIPAS DO NORTE
O contacto com gestores e formadores do Incluir nas outras zonas do país é fundamental. A equipa faz briefings diários para perceber como estão a correr as formações e o recrutamento.

15h00: ADAPTAR ESPAÇOS DE TRABALHO
Muitas vezes, Cláudia desloca-se às lojas que irão receber elementos do Programa Incluir para adaptar o posto de trabalho, por exemplo, com
etiquetas em braille para os cegos.

17h20: ACOMPANHAMENTO EM LOJA
Os elementos recrutados ao abrigo do Incluir têm um acompanhamento constante. Cláudia visita regularmente as lojas para fazer o seguimento dessas pessoas, observando o seu desempenho e reunindo com a equipa das operações de loja.
Edição 114
Edição 113
Edição 112