Em Março de 2020 foi decretado o estado de emergência devido à Covid-19 e a Provedoria do Cliente Jerónimo Martins começou a receber contactos de Clientes seniores que estavam em casa confinados sozinhos e sem qualquer apoio de terceiros para adquirirem os bens essenciais de que necessitavam. Inicialmente, as Lojas tentaram satisfazer alguns desses pedidos, mas, à medida que a pandemia ia ganhando força, as solicitações aumentavam, tornando esta resposta incomportável. Em simultâneo, havia muitos Colaboradores da estrutura central que, sabendo da situação que as Lojas, sobretudo as da Grande Lisboa, estavam a atravessar, queriam ajudar para garantir que os produtos chegavam a casa daqueles Clientes mais vulneráveis. Foi a partir desta necessidade e vontade que surgiu a ideia de desenhar um programa que pudesse ser posto em prática no terreno de forma ágil e respeitasse todos os imperativos de segurança definidos pelas autoridades. “O desafio era grande, mas não conseguimos ficar indiferentes a estes pedidos, as pessoas estavam muito isoladas. Era naquele momento que elas estavam a precisar de nós, pelo que tínhamos de agir rapidamente. Em Abril já estávamos a postos para arrancar”, conta a Provedora Inês Carvalho. Assim nasceu o programa de voluntariado Clientes 70+, destinado a pessoas com mais de 70 anos de idade, que se encontravam em isolamento social, impossibilitados de se deslocarem às Lojas para fazerem as suas compras habituais e sem qualquer rede de apoio.
TRABALHO DE EQUIPA
A este “movimento” juntaram-se, no início, 86 voluntários. Hoje são 138, com capacidade para ajudarem cerca de 193 Clientes, mas uma grande parte tem apenas um. Nos bastidores desta missão está todo um trabalho que envolve não apenas a Provedoria do Cliente e os Colaboradores Jerónimo Martins como também as Lojas Pingo Doce da Área Metropolitana de Lisboa, onde o programa decorre, e ainda uma equipa de suporte que presta apoio quando surge alguma dificuldade. O que é importante, como ressalva Inês Carvalho, uma vez que transmite segurança ao voluntário saber que não está sozinho. “Todos estamos disponíveis para nos ajudarmos uns aos outros, e isto traz uma grande tranquilidade. Vejo o projecto como uma caminhada em conjunto. O programa foi construído com sugestões, partilhas e a participação de todos”, destaca a Provedora. Por outro lado, acrescenta, “o programa não trouxe só a parte humana e social ao de cima. Também nos aproximou da realidade do negócio e da importância do nosso sector na sociedade”.

A entrega das compras no domicílio dos Clientes é feita de forma personalizada e com toda a segurança
COMO FUNCIONA
Cada voluntário tem pelo menos um Cliente 70+ (dependendo da sua disponibilidade), que lhe é atribuído de acordo com a localização geográfica de proximidade entre ambos. A comunicação é feita entre os dois durante a duração do programa, sem a intervenção de terceiros. Quando o Cliente necessita de bens alimentares ou outros, entra em contacto com o voluntário pelo meio que acordarem para lhe enviar a lista de compras, este dirige-se a uma Loja para recolha dos produtos e leva a casa do Cliente, que paga através de um terminal multibanco portátil. Entretanto, a iniciativa, que começou por ter uma duração estimada de três meses para dar resposta a uma situação de emergência, continua pelo tempo que a pandemia assim o exigir. Todos os seus dinamizadores estão de corpo e alma no projecto, que tem como maiores recompensas palavras de gratidão e milhares de sorrisos dos Clientes que apoiam.
OS VOLUNTÁRIOS
MARCO MOUTINHO
Director Desportivo do Jerónimo Martins Wellness Centre
“Os Clientes 70+ precisam de ajuda, pois, além de estarem sós, muitos têm mobilidade reduzida. Costumo conversar com a minha Cliente actual sobre diversos assuntos, inclusive sobre os alimentos e o impacto que as nossas escolhas têm na nossa saúde. Basta um sorriso para sentir que a minha missão foi cumprida. Somos ‘animais sociais’ e como tal temos de ajudar o próximo sem pedir nada em troca. Estou a gostar muito da experiência e sinto-me muito feliz por isso.”
CONCEIÇÃO CARRAPETA
Head of Group Financial Operations
“Envolvi-me neste projecto porque quando alguém precisa de nós devemos responder ao apelo, e quando percebi que havia Clientes do Pingo Doce em situação vulnerável, não hesitei em fazê-lo. A maior recompensa é a gratidão que recebemos destes Clientes por levarmos até suas casas os produtos de que eles mais gostam e que de outra forma não conseguiriam adquirir. Chego a ir a mais do que uma Loja só para encontrar o produto que a minha Cliente deseja. Enquanto houver um Cliente para ajudar, eu estarei lá.”
Video-reportagem Programa 70+ | Voluntários
OS CLIENTES
MARIA DO CARMO
Cliente do Pingo Doce
“Este programa ajuda-nos muito, porque pessoas como eu têm dificuldade em se deslocar.”
MARIA ADELAIDE TEIXEIRA
Cliente do Pingo Doce
“Não tenho como agradecer!”
Video-reportagem Programa 70+ | Clientes
Edição 114
Edição 113
Edição 112