CLIENTES NA COZINHA

“Podia ter sido feito em sua casa” é o mote do Take Away do Pingo Doce. Para provar que é mesmo assim, a Companhia lançou uma iniciativa que todos os meses oferece aos Clientes a oportunidade de visitarem a Cozinha Central

Foi sob a orientação do chef Carlos Silvestre, Gestor de Produção Meal Solutions, que 14 Clientes do Pingo Doce percorreram, em Julho, as várias secções da Cozinha Central. A iniciativa, promovida pelo Pingo Doce, convida os Clientes a visitar as instalações de onde saem todos os dias cerca de 25 toneladas de refeições. “Um dos pontos que nos distingue é o rigoroso controlo de qualidade. Desde a qualidade dos ingredientes às temperaturas de confecção e conservação, tudo é controlado minuciosamente pelos nossos Colaboradores com a ajuda de sistemas informáticos. É por isso que a nossa comida tem cinco dias de validade, sem recorrermos a conservantes”, começa por explicar o chef aos visitantes.

Na área de confecção, que funciona em open space, há enormes tabuleiros com bacalhau demolhado, tachos onde se apura o refogado que irá receber o pato desfiado à mão e panelas gigantes com legumes a ferver. Um dos produtos best-seller produzidos na Cozinha Central é a sopa, a par do arroz de pato e do bacalhau com natas. “Temos colegas que levam a sopa para os seus bebés porque é 100% natural, sem corantes nem pozinhos mágicos para engrossar”, garante Carlos Silvestre. Além dos Clientes, também os Colaboradores se podem inscrever nesta iniciativa. Celina da Silva, do Pingo Doce da Marinha Grande, fez questão de integrar a visita e trouxe os pais: “Consumimos muito as refeições do Pingo Doce, sobretudo as sopas, que a minha filha de um ano também adora, por isso quis trazer os meus pais para eles verem como tudo acontece.”

COM A MÃO NA MASSA

Mais do que uma visita guiada, a nova iniciativa desafia os convidados a vestirem o avental e a porem as mãos na massa para confeccionarem receitas com assinatura do Chef Executivo Vítor Esteves. No final os pratos preparados são degustados pelos próprios convidados. Nesta visita foi preparada uma Mozarella fresca, amêndoa braseada, semifrio de limão com doce de ovos e legumes à Brás, receitas que revelam a nova tendência da cozinha Pingo Doce. “Uma das nossas apostas é reduzir o sal, a gordura e o açúcar sem comprometer o sabor”, explica Vítor Esteves.

Carlos Silvestre foi o “mestre de cerimónias” que acompanhou os convidados na Cozinha Central de Odivelas

 

APOSTA ESTRATÉGICA

A surpresa é a reacção que mais se destaca nos Clientes que já tiveram oportunidade de fazer esta visita. “As pessoas associam uma cozinha de supermercado a algo industrial, mas depois vêem que fazemos tudo de forma muito tradicional”, explica João Freitas, Director Meal Solutions. Desde que arrancou, há mais de 15 anos, o negócio da comida pronta do Pingo Doce “tem vindo a ganhar espaço, e nós temos de fazer o nosso caminho, que é aumentar a capacidade de produção”. Por isso a Meal Solutions está já a investir numa nova cozinha, com seis mil metros quadrados, em Aveiro. O Director sublinha que as refeições – do Take Away e dos restaurantes – representam “um dos pilares estratégicos do Pingo Doce” e garante que a Companhia vai continuar a trabalhar para oferecer a “melhor solução de comida pronta do mercado”.

CELINA DA SILVA
Colaboradora do Pingo Doce da Marinha Grande
“Trouxe os meus pais para eles verem como tudo acontece.”