O Pingo Doce de Alcântara tem 1352 m2 de área de venda e conta com cerca de 100 Colaboradores
Inaugurada em 1987, a Loja Pingo Doce de Alcântara, em Lisboa, é uma das mais antigas da Companhia. Terá sido aqui que, em tempos, funcionou a primeira sede do Grupo Jerónimo Martins, o que a torna ainda mais emblemática. No passado dia 22 de Outubro, foi a primeira a nível nacional a reabrir remodelada segundo o novo conceito de Loja Pingo Doce, baseado na oferta da melhor Comida Fresca de inspiração caseira em qualidade e sabor. “O coração da Loja é a chamada ‘Comida Fresca’. Queremos que o Cliente olhe para nós como uma referência ao nível dos frescos e da comida pronta”, salienta o Gerente, Hugo Silva, com visível orgulho de estar à frente de um projecto com esta envergadura.

Isabel Ferreira Pinto, Directora-geral do Pingo Doce, Allan Noddle, especialista em Retalho, João Freitas, Director Operações Meal Solutions e Hugo Silva, Gerente do Pingo Doce de Alcântara, na inauguração.
MUITAS NOVIDADES
As maiores inovações da Loja de Alcântara, para além do espaço dedicado à comida pronta e restauração (com capacidade para 90 lugares sentados), fomos encontrá-las em cada secção, mas sempre com a mesma finalidade: oferecer ao Cliente uma experiência única logo a partir do momento em que entra na Loja. Um espaço agradável e acolhedor onde pode tomar o pequeno- -almoço, almoçar ou jantar e ainda fazer todas as compras de que necessita para o seu dia-a-dia. E caso prefira confeccionar as refeições em casa com rapidez e comodidade, o Talho disponibiliza produtos ready-to-cook, como carnes fatiadas ou marinadas, se a opção for, por exemplo, uns bifinhos de picanha ou um lombo de porco preparado e temperado, pronto a entrar no forno. Também na Peixaria há novidades saborosas, como os hambúrgueres de salmão ou de perca, entre uma vastíssima gama de peixes para todos os gostos e apetites. Na Padaria, os novos formatos de pão, como o “Pão da Avó” em forma, fazem sucesso, e na área dos Frescos existem cada vez mais saladas prontas a comer. Na da comida pronta a oferta de pratos vegetarianos e “saudáveis” tem vindo a aumentar, entre eles quinoa, brócolos e outros legumes salteados, mas, obviamente, não podiam ficar esquecidos os tradicionais pratos de bacalhau com natas ou arroz de pato. Além disso, in loco, o Chef desta Loja, Júnior, mostra em showcookings diários como a comida é feita, tal como se estivesse a sair das Cozinhas Centrais, além de dar sugestões gastronómicas e receitas e perceber qual o retorno do Cliente em relação à comida ali confeccionada. Hugo Silva está convencido de que cada vez mais as soluções de comida pronta ou quase pronta são o futuro para a nova geração de Clientes. “Temos pouco tempo, a verdade é essa, e queremos aproveitá-lo para outro tipo de actividades.” Entretanto, revela o responsável, “sinto que este conceito de Loja vai ser um marco para a própria distribuição em Portugal. No Pingo Doce estamos bem preparados em termos de estruturas e o facto de sermos pioneiros faz com que avancemos com uma grande segurança neste projecto agora tornado realidade”.
ANABELA ALMEIDA
Responsável da Secção de Talho do Pingo Doce de Alcântara
“A secção está espectacular, com novidades como os produtos marinados (já preparados e temperados) e os fatiados, como os bifinhos de picanha ou os nacos na pedra. O Cliente tem, assim, mais variedade e alternativas rápidas para chegar a casa e fazer de imediato, seja no forno ou no fogão. Já dobrámos as vendas nas especialidades — foi uma excelente aposta.”
SANDRO RIBEIRO
Responsável da Secção de Padaria do Pingo Doce de Alcântara
“Implementámos novos formatos de pão com as mesmas receitas. Por exemplo, o ‘Pão da Avó’ fizemos em rosca e em forma e com isso abrimos um leque de escolha maior para o Cliente. A aceitação tem sido muito boa. Em cima do balcão temos sempre algo para o Cliente conhecer e experimentar, o que também tem impulsionado as vendas. É o caso, por exemplo, do pão de queijo, no qual tivemos um crescimento de 1000%.”
ENFOQUE NA MARCA PRÓPRIA
Neste novo conceito de Loja Pingo Doce, a Marca Própria brilha cada vez mais por si um pouco por toda a Loja. Também aqui Alcântara quis inovar, disponibilizando em cada secção especialidades que o Cliente pode experimentar e degustar na hora, ficando assim a conhecer melhor os produtos não só ao nível da sua qualidade, mas igualmente para que possa opinar sobre o sabor dos mesmos. Noutras áreas, a nova Bem-Estar é muito mais do que uma parafarmácia, apostada igualmente na dermocosmética e nos perfumes. Na linha de caixas, entre as 10 existentes, seis são com operador e quatro de self check out, outra novidade que tem sido introduzida nas mais recentes remodelações do Pingo Doce.
~
Edição 114
Edição 113
Edição 112











