COMO COMBATER A OBESIDADE

Sabia que em Portugal mais de metade da população sofre de excesso de peso, sendo que cerca de dois milhões de portugueses sofrem de obesidade?

SARA AGOSTINHO

Enfermeira do Trabalho

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é uma doença crónica, em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afectar a saúde. A obesidade surge quando o IMC (Índice de Massa Corporal) é igual ou superior a 30. O IMC obtém-se dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros), elevada ao quadrado (ou altura x altura). Por exemplo: 60 kg/(1,65 m x 1,65 m). Esta doença afecta a qualidade de vida e favorece o desenvolvimento de outras doenças, como a hipertensão arterial e a diabetes mellitus (tipo II) e aumenta o risco cardiovascular e o risco de lesões músculo-esqueléticas. Tem origem em vários factores, mas sem dúvida está relacionada com uma alimentação inadequada, caracterizada pelo consumo excessivo de calorias, provenientes, sobretudo, da ingestão de açúcar e gorduras e pelo abandono da dieta mediterrânica. Outra causa da obesidade é o sedentarismo e a prática insuficiente de exercício físico. Dados de 2018 mostram que em Portugal apenas 42% da população pratica regularmente exercício físico.


CONSULTAS DE NUTRIÇÃO

Cientes da gravidade desta doença, que afecta um elevado número dos nossos Colaboradores, encontra-se a decorrer um programa de nutrição no Pingo Doce, em parceria com as Walk’ in Clinics – que oferece aos que sofrem de obesidade um acompanhamento durante seis meses -, que consiste em seis consultas de nutrição. Para fazer parte do programa, fale com o seu médico do trabalho. Existem consultas nas Walk’in Clinics de Telheiras, Linda-a-Velha, Alvalade, Odivelas, Sintra, Mem Martins, Almada, Aveiro e Santa Maria da Feira.

HISTÓRIA BEM-SUCEDIDA

 

Maria Cristina Monteiro

Colaboradora da Padaria do Pingo Doce do Alverca Retail Park

“Tenho excesso de peso e nunca acreditei que conseguia emagrecer, mas quando comecei as consultas de nutrição mudei de ideias. Desde Outubro passado já perdi 10 kg, e não vai ficar por aqui”, revela Maria Cristina Monteiro, a Colaboradora da Padaria do Pingo Doce do Alverca Retail Park que segue o Programa de Nutrição da Companhia. “Já me sinto muito bem com o meu corpo e a minha saúde, só isso vale o esforço. Sinto que aos 48 anos reaprendi a comer”, conta, adiantando que os bons resultados surgem com muita força de vontade e por nunca se desistir.


1.
Recomendamos que siga uma dieta mediterrânica, privilegiando o consumo de produtos vegetais ( hortícolas, fruta, leguminosas secas e frescas, frutos secos), um maior consumo de peixe, redução das carnes vermelhas e do sal e ingestão preferencial de água, evitando os refrigerantes e as bebidas alcoólicas.

2.
Pratique actividade física regular. Escolha uma que lhe dê prazer e opte, sempre que possível, por andar a pé nas suas deslocações ou fazer caminhadas.

3.
Tente perder peso com acompanhamento de um médico ou de um nutricionista.