COMPRAR COM RESPONSABILIDADE

Qualidade, confiança e dedicação são aspectos fundamentais na relação com produtores e fornecedores

PROJECTOS DIFERENCIADORES

Comprar é mais complexo do que parece. Exige a primazia na qualidade, a garantia dos melhores preços, a aposta na alimentação saudável, a preocupação social e o foco nos métodos de produção. Neste processo, o Grupo Jerónimo Martins valoriza a certificação, assim como as parcerias com fornecedores locais e os projectos inovadores.

A Hortícolas Saturnino, produtora de batatas e cenouras que os consumidores podem encontrar nas prateleiras do Pingo Doce, é um dos exemplos dessas parcerias. Por outro lado, uma ligação próxima com o produtor e fornecedor traz benefícios, sobretudo quando é necessário reagir rapidamente. Como nos grandes incêndios de 2017, que afectaram os produtores do Queijo DOP Serra da Estrela. Era preciso ajudar os pequenos produtores nesta situação de emergência, eles que são a fonte do leite dos nossos queijos. Os Gestores de Categoria de Lacticínios da Companhia agiram de imediato.

 

TRABALHAR EM PARCERIA

Outro dos projectos que enche de orgulho o Grupo Jerónimo Martins é o Semear, que visa a formação e integração profissional de jovens com necessidades especiais, neste caso na produção e transformação agrícola. Carlos Pinto, Coordenador de Perecíveis, Fruta e Vegetais, envolveu-se prontamente: “Vimos que tipo de produtos o terreno podia cultivar para o Grupo e analisámos a viabilidade de comercialização nas Lojas Pingo Doce.” No primeiro ano de produção venderam-se 11 toneladas de abóbora butternut e cinco toneladas de batata-doce tricolor: “Vendemos tudo! O primeiro ano foi de iniciação, 2018 será ainda melhor.” Relações de confiança só podem dar bons frutos... ou vegetais.

Carlos Pinto

Coordenador de Perecíveis Fruta e Vegetais

ACOMPANHAR A PRODUÇÃO AGRÍCOLA

A produção de dois dos campos – um de batatas, outro de cenouras – da Hortícolas Saturnino, em Alcochete, destina-se, na sua maioria, às Lojas Pingo Doce. Numa manhã de colheita de cenouras, o Gestor de Categoria Fruta e Vegetais Henrique Clisson faz mais uma visita: “Falamos todas as semanas e normalmente por boas razões. O que distingue este fornecedor é, em primeiro lugar, a qualidade e algo que valorizo muito, que é a seriedade e a honestidade.” O trabalho do Gestor de Categoria é mais fora de portas, pois a confiança surge do contacto directo e constante.
“É um negócio essencialmente de pessoas, mas bastante exigente. Não podemos nunca baixar os braços na qualidade, pois é essa a característica que o cliente efectivamente valoriza.” É em prol desta premissa que Samuel Saturnino, um engenheiro agrónomo que na Hortícolas Saturnino tem também uma função comercial, trabalha. “Fazemos análises multirresíduos, que incluem os metais pesados ou os nitratos. Se estiver tudo bem, iniciamos a colheita, fazemos o transporte, a selecção, calibramos e acondicionamos os produtos”, explica, concluindo: “O Pingo Doce é muito exigente em termos de qualidade e segurança alimentar, e ainda bem.”

APOIAR OS PRODUTORES DE QUEIJO DA SERRA

António Silva, District Manager da Região Centro do Pingo Doce, alertou o Grupo para a situação. Tiago Nina e Pedro Carvalho, Gestores de Categoria de Lacticínios, que acompanham os fornecedores mais de perto, rapidamente se deslocaram à região produtora de Queijo DOP Serra da Estrela para avaliar no local os efeitos dos incêndios que devastaram a região em Outubro passado. “Vimos, desde logo, que os nossos fornecedores, as queijarias, tinham sido pouco afectados. Mas o mesmo não tinha acontecido com a produção”, explica Pedro Carvalho. Uma parcela significativa do efectivo das raças ovinas Bordaleira e Churra Mondeguina, produtoras de leite para o Queijo da Serra, a rondar as cinco mil cabeças, tinha desaparecido, tal como muitos dos equipamentos necessários para o seu maneio, alimentação e ordenha. Era preciso fazer qualquer coisa. Empenhados no apoio à recuperação do sector produtivo de um queijo de características únicas no mundo, Tiago Nina e Pedro Carvalho desenvolveram, com o apoio da área de Responsabilidade Corporativa, formas de encontrar soluções para o problema. Tiago Silva, Corporate Responsibility Senior Manager - Social do Grupo, destaca uma iniciativa desenvolvida na Conferência de Sustentabilidade do Grupo, que convidava várias pessoas a pedalar numa bicicleta.
Por cada minuto de esforço dos voluntários eram doados 50 euros à Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), a entidade que distribui as doações aos mais necessitados. A acção permitiu angariar mais de 20 mil euros, mas o valor doado pela Companhia, por iniciativa do próprio Presidente do Grupo Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, ascendeu a mais de 48 mil euros.