No final do ensino secundário Fua Nuanela Gonçalves pensou em abandonar os estudos, mas por insistência de uma professora acabou por ir em frente e terminar a universidade. Seguiu-se um estágio curricular no Grupo Jerónimo Martins, onde acabou por ficar, já lá vão quase 10 anos.
PINGO DOCE: A DINÂMICA DE QUE NECESSITAVA
Actualmente com 30 anos de idade, desempenha as funções de Site Manager no Centro de Distribuição de Algoz, no Algarve, e afirma que não se consegue “imaginar a trabalhar noutro sítio, pois aqui sinto-me em casa e encontrei uma família”, ao mesmo tempo que diz estar numa empresa que “dá oportunidades de progressão de carreira aos seus Colaboradores”.
Fua Gonçalves nasceu em Angola, em 1988, e veio para Portugal com o seu pai aos quatro anos de idade, mas logo de seguida foi viver para Espanha, regressando ao nosso país já com 10 anos. Concluído o curso de Gestão de Empresas no Politécnico de Beja, tinha chegado a altura de escolher um local para estagiar e candidatou-se ao Grupo Jerónimo Martins: “Pensei que o Pingo Doce poderia ter a dinâmica de que necessitava”, recorda. Depois do estágio em 2010, na área da Logística, na Azambuja, teve oportunidade de trabalhar como Assistente do Departamento de Marca Própria Pingo Doce. Contudo, do estágio anterior “tinha ficado o bichinho da logística” e acabou por pedir para ser transferida. “Foi das melhores decisões que tomei na minha vida, rica no contacto com as pessoas e em desafios constantes”, conta, para acrescentar que na altura alguns amigos estranharam a decisão. “Morava no Barreiro, eram quase duas horas e meia de trajecto para cada lado, mas valeu a pena, foi uma experiência fantástica”, relembra com satisfação.
APAIXONADA POR DESAFIOS
Fua Gonçalves teve conhecimento da abertura de candidaturas para a construção de um site novo, no Algarve, e decidiu candidatar-se. Acabou por ficar como responsável pelos transportes e em pouco tempo passou a assumir as funções de Gestora Operacional de Fruta e Peixe, que viria a acumular mais tarde com os Não-Perecíveis. No início de 2018 surgiu o convite para o cargo de Site Manager. “Estou no sítio certo”, refere. Em jeito de balanço, Fua destaca que o Grupo Jerónimo Martins “dá oportunidades de nos valorizarmos, de crescer dentro da Companhia e de poder alcançar outras funções”.
Edição 114
Edição 113
Edição 112