“CONVERSO COM AS PESSOAS E COLOCO-ME NA POSIÇÃO DELAS”

Dina Costa recorda o seu percurso no Pingo Doce, destacando na sua liderança a importância de ouvir os Colaboradores

Antes de ingressar na Companhia, trabalhou como responsável de um supermercado, e, depois de uma curta passagem por um lar de idosos, esteve cerca de cinco anos a cuidar de crianças num infantário. “Estava um bocado cansada daquele ritmo, precisava de algo mais dinâmico, surgiu a oportunidade de concorrer para o Pingo Doce e acabei por entrar na Companhia, numa Loja pequena, que era o Pingo Doce 2 em Portimão.” Desde essa altura passaram mais de 30 anos e foram várias as diferentes Lojas por onde passou, sempre na secção de Padaria.

LÍDER EXEMPLAR

O seu empenho e capacidade de liderança fez com que fosse convidada a assumir a chefia nas diferentes Lojas por onde passou. “Quando abriu o Pingo Doce de Portimão – Recomar, convidaram-me para Chefe de Secção e ainda no ano passado convidaram-me para ir para a Loja de Alvor, porque precisavam lá de uma chefia.” Um ano depois regressou a Portimão com o sentimento de dever cumprido. “Acho que mexi com a Loja, conquistei uma equipa que está sempre ao meu lado e quando é preciso eu também estou com eles, porque sozinhos não conseguimos fazer nada.”

 

 

A IMPORTÂNCIA DE OUVIR OS COLABORADORES

Dina Costa perdeu a conta ao número de equipas que já liderou. Um dos segredos do sucesso é “ouvir os Colaboradores, estar sempre ao lado deles, mas saber dizer não quando devemos dizer não e elogiá-los quando tiverem de ser elogiados, não podemos
dizer sempre que sim”, refere com um sorriso, sublinhando que a capacidade para liderar equipas veio com o passar do tempo. “Conversando com as pessoas, colocando-me na posição delas, estando sempre ao seu lado e a tentar ajudá-las, penso que foi com isso.” Ainda assim, considera que o desafio que lhe dá mais gozo é fazer o pão “e ver que nós, a partir de uma farinha, conseguimos fazer coisas lindas com as nossas mãos”.