Com apenas oito anos de existência, a Jerónimo Martins Agro-Alimentar (JMA) enfrentou nos últimos três uma pandemia, uma guerra na esfera europeia, seca severa e extrema, o aumento da inflação e das taxas de juro, a escassez de trabalhadores disponíveis no setor e, mais recentemente, a ausência de materiais até há pouco tempo tão acessíveis.
“Apesar de tudo, é incrível o que fizemos. Sem dúvida temos uma capacidade de realização notável”, referiu António Serrano, Diretor-Geral da JMA, no encontro que juntou, em julho, quadros da Companhia nas instalações da Best Farmer, no Cartaxo, para fazer um ponto de situação sobre a primeira metade do ano e partilhar futuros desafios.
ESPÍRITO DE INOVAÇÃO
“Entrámos no negócio das frutas e legumes, assinalámos grandes desenvolvimentos ao nível da carne, criámos o negócio dos ovinos e entrámos na ‘Liga dos Campeões’ da Aquacultura na produção de salmão”, exemplificou. Na sua intervenção, apelou ainda ao espírito permanente de inovação e de procura por fazer sempre melhor ao adotar as melhores práticas, reforçando que “não devemos ter medo de errar, desde que aprendamos com os erros e estejamos dispostos a corrigi-los”.
Os resultados alcançados, aliados à aposta firme do Grupo Jerónimo Martins na produção de alimentos, fazem a JMA acreditar que “temos todas as condições para fazer dos nossos negócios uma referência e continuar com um crescimento sustentado”, conclui.
O DESAFIO DOS RECURSOS HUMANOS
Isabel Martins, Diretora de Recursos Humanos, destacou o crescimento, nos últimos dois anos, de 44% no número de colaboradores da Companhia (são hoje 275), assim como a criação de novas equipas para responder à dinâmica dos vários negócios e do setor. “Recrutar, reter e desenvolver lideranças e equipas no setor agroalimentar” são, segundo a responsável, os maiores desafios da área de Recursos Humanos.
Idalina Vagarinho
Coordenadora de Desenvolvimento de Negócio de Fruticultura e Vegetais
“Neste momento, o grande desafio que enfrentamos é o escoamento dos nossos produtos. Vamos tentar, de todas as formas, cumprir com os nossos clientes e ter esperança de que toda esta situação em que vivemos se vá atenuando e contornando.”
João Carreiro
Veterinário da Ovinos da Tapada
“Qualquer projeto que está a começar, como é o nosso caso, tem sempre o desafio de potenciar o negócio. É o que estamos a fazer. O nosso crescimento deve-se, sem dúvida, à estratégia delineada, o que inclui também a internacionalização.”
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