Sara Agostinho
Enfermeira do Trabalho
A doença respiratória mais frequente no Inverno é a constipação, que é causada por vírus, sobretudo o rinovírus. Caracteriza-se principalmente por congestão e corrimento nasal, tosse e febre baixa (38°C).
A gripe sazonal pode ser prevenida através de vacinação. Causada pelo vírus influenza, tem como sintomas febre alta, dores musculares e de cabeça, sendo que eles duram normalmente cinco dias.
TRATAR A GRIPE
Em ambas as situações o tratamento é o mesmo: medicação
antipirética (paracetamol) para baixar a febre e aliviar o desconforto, repouso e hidratação.
Sendo doenças causadas por vírus, não se tratam com antibióticos, pelo que não se recomenda a ida ao médico a não ser nas situações em que os sintomas persistam por mais de cinco dias no caso de crianças com idade inferior a seis meses, com temperatura superior a 40°C, se houver agravamento do estado geral da criança ou sintomas como sonolência excessiva, irritabilidade ou gemidos, convulsão, manchas na pele, respiração acelerada e ruidosa, lábios ou unhas roxas ou tremores intensos.
As infecções respiratórias mais graves, nomeadamente a bronquiolite e a pneumonia, acontecem, sobretudo, em crianças pequenas e lactentes. Normalmente evoluem rapidamente de uma infecção das vias respiratórias altas, em que há tosse e congestão nasal, para um quadro de produção de muitas secreções, acompanhado de pieira e dificuldade respiratória. Nestas situações deve-se contactar de imediato a linha SNS 24 (808 24 24 24) ou o médico de família/pediatra.
De modo a prevenir a transmissão de doenças respiratórias, não só entre crianças como entre adultos, recomenda-se:
Lavagem frequente das mãos;
Usar e trocar com frequência os lenços de papel;
Ao espirrar ou tossir, colocar o antebraço/mão em frente do nariz/boca;
Diminuir a frequência de recintos públicos fechados;
Se apresentar sintomas de síndrome gripal, é recomendado o “distanciamento social”, ou seja, permanecer em casa, evitar contactos físicos como apertos de mão e beijos e guardar uma distância de um metro quando falar com outras pessoas.
Para evitar idas desnecessárias ao hospital e aumentar o risco de transmissão de infecções, recomenda-se ligar primeiro para a linha do Serviço Nacional de Saúde SNS 24 (808 24 24 24), onde receberá aconselhamento de profissionais de saúde. Se for necessário encaminhamento para o hospital, será enviada a comunicação por parte do SNS 24 para o serviço de urgência mais próximo de si, onde terá um atendimento prioritário, evitando assim a longa espera para atendimento e tratamento.
Edição 114
Edição 113
Edição 112