Em 2017, os Colaboradores do Grupo Jerónimo Martins deslocaram-se a Oliveira do Hospital, uma das regiões mais fustigadas pelos incêndios, para ajudar na triagem de bens doados. No final do ano passado, no dia 14 de Novembo, 50 Colaboradores das estruturas centrais do Grupo saíram de Lisboa rumo à freguesia de Cepos e Teixeira, em Arganil, cuja floresta ardeu quase na totalidade. Desta feita o objectivo era plantar pinheiros mansos e carvalhos, espécies autóctones e centenárias que servem de barreira no combate às chamas.
VOLUNTÁRIOS EM ACÇÃO
A acção de reflorestação contou com a ajuda dos utentes da unidade de Arganil da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra. Lado a lado, 75 voluntários contribuíram para repor a mancha florestal ardida, plantando mais de três mil árvores numa área total de cinco hectares. A iniciativa, para além de estar inserida na estratégia de Responsabilidade Social interna do Grupo Jerónimo Martins, também criou um momento de inclusão entre os Colaboradores do Grupo e as pessoas portadoras de deficiência. Dois cheques, no valor de 4150 euros cada, foram entregues no final do trabalho e do convívio, que contou ainda com a presença de elementos da Junta de Freguesia – responsável pela gestão florestal desta acção de voluntariado – e pelos habitantes da freguesia.Os utentes da APPACDM e a associação SOS Arganil, criada depois dos incêndios de Outubro de 2017, foram os destinatários dos donativos do Grupo Jerónimo Martins. Esteja atento às iniciativas deste ano.
Cristina Gouveia Magalhães
MICE & Hospitality Specialist
“Em 2017, estive em Oliveira do Hospital quando da triagem da roupa e organização da loja social. Hoje foi duro, mas recompensador. Sempre que posso, participo.”
Paulo Fidalgo
Assistente Comercial no Recheio
“O país precisa de alguém que tome conta dele, pois há muita gente a destruir e pouca a cuidar. Este tipo de iniciativas é muito útil.”
Pedro Covas
Group Consolidation Manager
“Costumo fazer voluntariado. Comecei há dois anos, com o Plantar Uma Árvore e Projeto Oxigénio, de Cascais. Nem hesitei em vir, apesar de ser um dia fora do escritório numa altura de maior trabalho.”
Fernando Ventura
Head of Efficiency and Innovation Environmental Projects
“Para mim é importante, porque sou de Castanheira de Pêra e estava lá nessa altura. Tudo o que sejam acções para ajudar estas zonas fustigadas pelos fogos de 2017 tem uma intenção especial.”
Edição 114
Edição 113
Edição 112


