DAMOS VIDA À MELHOR COMIDA

A verbalização do propósito do Pingo Doce está a revelar a energia que move as suas pessoas e a reforçar a ligação entre todos. Nesta edição, damos a conhecer os bastidores da campanha que mostra os rostos da Companhia.

DAMOS VIDA À MELHOR COMIDA

 

A pandemia que confinou o mundo veio mostrar a fibra de que a família Pingo Doce é feita. Tempos difíceis, com milhões de pessoas em casa mas a carecer de suprir as suas necessidades mais básicas, implicaram manter os canais de abastecimento a funcionar, responder de forma imediata e ágil às mudanças de comportamento dos consumidores, fazer a gestão dos recursos humanos disponíveis em casos críticos, proteger Clientes e Colaboradores e manter as Lojas abertas e sempre prontas.

 

AS PESSOAS (E A COMIDA) NO CENTRO DE TUDO

Todo este contexto fez sobressair a necessidade de verbalizar o propósito de quatro décadas do Pingo Doce, desde a sua fundação. “A definição do propósito foi um projecto que iniciámos em Junho do ano passado. A vontade de perceber o que nos distingue da concorrência já não era novidade, mas tornou-se mais clara com a pandemia. Procurar o porquê era o nosso objectivo: o que nos distingue? O que é genuinamente nosso e que só o Pingo Doce tem? Porque trabalhamos aqui? O que nos faz sair da cama de manhã motivados para mais um dia de trabalho? Queríamos perceber qual era a nossa identidade, verbalizar aquilo que já sentíamos mas que ainda não conseguíamos colocar em palavras e encontrar o mote comum que nos une a todos”, explica Mariza Pereira, Directora de Recrutamento.

 

 

 

 

A Companhia começou então o exercício de pesquisar sobre o tema, de fazer leituras sobre si própria e de olhar para dentro, ouvindo as suas pessoas e tentando encontrar uma verbalização para esta paixão pelo que se faz, por esta entrega de cada um à sua função e por esta “cola” que une as pessoas e que é distintivo nesta família e no negócio. “Perguntámos às pessoas das Lojas, da Logística, das Cozinhas, da Fábrica de Massas Frescas e da Estrutura o que as move para trabalharem com tanta dedicação, e as respostas foram as mais variadas”, destaca Ana Balecho, responsável de Employer Branding (Marca Empregadora). Percebeu-se, então, que na essência do Pingo Doce estavam as pessoas e a alimentação. Daí que chegar ao Damos Vida à Melhor Comida foi um pulo. “A alimentação e as pessoas estão no centro de tudo o que fazemos: todos os dias servimos os melhores alimentos e damos vida às nossas Lojas e alegria aos nossos Clientes”, acrescenta Mariza Pereira. É um facto que por detrás de tudo o que a Companhia desenvolve está sempre a preocupação de levar a todas as mesas portuguesas comida que saiba bem e faça bem tanto às pessoas como ao planeta. A definição do propósito foi um projecto realizado em conjunto pela equipa de Direcção de Recrutamento, e agora a pretensão é divulgá-lo e dá-lo a conhecer a todos os Colaboradores da Companhia, “para que eles próprios se apropriem também deste propósito que é de todos”, remata Mariza Pereira, para quem dar vida à melhor comida é “fazer com paixão o nosso trabalho, contribuir para que as nossas pessoas sintam orgulho em trabalhar no Pingo Doce.