Somos nós que temos de nos adaptar às equipas e saber potenciar o melhor de cada um, e não o contrário.
Passou 14 anos da sua vida profissional no Recheio. Quando atingiu o topo na secção de Talho, percebeu que para progredir tinha de voltar aos estudos que havia abandonado a meio do Secundário. Acabou por fazer uma licenciatura que lhe abriu as portas a outras oportunidades.
Estudar e trabalhar ao mesmo tempo, na altura já como Gerente de Perecíveis, foi um repto enorme superado com sucesso.
Veio de Braga para Lisboa para fazer um programa de trainees e ficou. Andou pela área comercial do Sourcing de Talho até voltar às operações, desta vez do Pingo Doce, como Director do Híper de Telheiras. No início de 2021, assumiu o cargo de Director da área Meal Solutions.
Saber ouvir, partilhar e haver confiança são pilares essenciais de uma liderança bem-sucedida.
OS PILARES DA LIDERANÇA
Todo este percurso de 20 anos no Grupo deu-lhe as competências técnicas, analíticas e comportamentais necessárias para gerir com determinação o negócio e as equipas. Das 16 pessoas que supervisionava no Talho do Recheio de Braga passou para 80 nos Perecíveis, 300 no Híper e agora cerca de 400.
“Gerir equipas e dar resposta às suas necessidades é, sem dúvida, um enorme desafio. A minha experiência no Grupo e os líderes que me ajudaram ao longo do processo também foram muito importantes para eu chegar até aqui”, explica Óscar Costa, para quem dar para receber, saber ouvir, partilhar e haver confiança são pilares essenciais de uma liderança bem-sucedida.
“O Colaborador tem de sentir que não está aqui apenas um chefe, mas alguém com quem ele possa contar. somos nós que temos de nos adaptar às equipas e saber potenciar o melhor de cada um, e não o contrário”, acrescenta.
As Meal Solutions, área de negócio que desenvolve soluções de comida pronta que o consumidor procura cada vez mais, é um mundo com imensas potencialidades e responsabilidades acrescidas. “O desafio é inovar e conseguir criar condições para a minha equipa o fazer com motivação e orgulho”, diz o Director.
GONÇALO COSTA
Chef Executivo, há dois anos no Grupo Jerónimo Martins
“A personalidade, o carisma, o sentido de responsabilidade e a dinâmica que traz ao negócio são os grandes trunfos da liderança de Óscar Costa. É muito determinado e focado nos resultados, o que traz confiança e motivação ao grupo de trabalho.”
MARIA JOÃO FELGUEIRAS
Responsável de Refeitório (Campo Grande), há 12 anos no Grupo Jerónimo Martins
“O novo Director é uma pessoa muito acessível e atenciosa. Sempre que temos algum problema é fácil falar com ele, além de perguntar com regularidade se precisamos de algo. Comunica bem connosco e põe-nos à vontade.”
MARINA FONSECA
Supervisora de Take Away, há seis anos no Grupo Jerónimo Martins
“É o nosso chefe, mas acima de tudo um óptimo líder, que faz questão de estar sempre perto da sua equipa de trabalho, envolvendo-nos nos mais variados processos. Além disso, tem contribuído grandemente para a expansão do negócio.”
Edição 114
Edição 113
Edição 112

