A unidade de negócio Best Farmer foi a anfitriã do primeiro encontro de 2019 da Jerónimo Martins Agro-Alimentar (JMA). Reunidos no Kiss The Cook, um espaço de experiências culinárias, em Lisboa, os 34 participantes da mais recente Companhia do Grupo puseram à prova muito mais do que o seu “dedo para a cozinha”. Testaram também competências de liderança, comunicação, inovação, adaptação à mudança, planeamento e gestão de tempo. Este encontro teve também como objectivos contribuir para o reforço da cultura e dos valores da Companhia e do compromisso dos seus Colaboradores. Como salientou António Serrano, CEO da JMA, no seu discurso de boas-vindas, “é importante as nossas pessoas conhecerem os vários negócios da Companhia (que inclui também o projecto de aquacultura Seaculture e a Fábrica de Lacticínios Terra Alegre) e conviverem”. Neste sentido, a JMA tem vindo a trabalhar na dinâmica de equipas, na organização, na disciplina e no rigor daquilo que é a sua missão, sempre de olhos postos no futuro. Tudo o que tem sido feito só é possível, acrescentou o CEO, “graças ao trabalho de todos. Temos uma verdadeira marca colectiva”.
A FORÇA DO TRABALHO COLABORATIVO
Esta acção de team building consistiu num workshop de culinária, orientado por formadores do Kiss The Cook, e englobou a confecção de uma entrada e de um prato principal, seguido de um almoço, onde os próprios participantes, organizados em seis equipas, degustaram o que confeccionaram. O desafio foi lançado com a entrega a cada uma delas de uma “caixa mistério” com os ingredientes necessários para uma receita à sua escolha e que teria de incluir, como base, o ingrediente “estrela” da caixa: uma peça de carne do lombo Angus. A parte mais “árdua” viria a ser anunciada depois e seria o tempo disponível para a realização da tarefa. As equipas tinham de decidir o que fazer com aqueles ingredientes em apenas cinco minutos, restando 45 para a confecção, finalização e empratamento. O prato daí resultante seria avaliado por um júri e venceria o mais saboroso e criativo, com direito a troféu [ver caixa]. Conhecidas as regras, os participantes arregaçaram as mangas e puseram as mãos na massa, ou melhor, na carne, num verdadeiro trabalho colaborativo. Com mais ou menos dificuldades, conseguiram superar os obstáculos que foram surgindo, nomeadamente a gestão do tempo, rigorosamente cronometrado pelos formadores do Kiss The Cook. Para António Serrano, o balanço desta acção “foi muito positivo. A dinâmica era muito forte e todos se entregaram com muito profissionalismo. Numa organização, não há pessoas que consigam fazer tudo sozinhas. É importante trabalhar-se em equipa, e acho que isto ficou hoje bem patente”.
No final da tarefa, o sabor e a criatividade de cada prato foram a “votos”. A escolha não foi fácil, e entre o prato mais saboroso e o mais criativo o júri decidiu, com a ajuda dos participantes, pelo primeiro, anunciando de seguida a equipa vencedora. Com os recursos que tinha na sua “caixa mistério”, o grupo de seis vencedores improvisou uma espetada, acompanhada de batata cozida com casca e uma salada rica, com nozes e espinafres, e conseguiu dar à carne Angus um gosto ainda mais especial. O segredo, segundo apurámos junto de um dos elementos da equipa, poderá ter estado no tempero com alecrim.
DOMINGOS BASTOS
Director da Best Farmer
“A Best Farmer tem por missão produzir produtos de elevada qualidade, e este foi o momento de saborearmos a carne que produzimos. O Grupo tem investido muito nesta área, pelo que dispomos de todas as condições para termos bons produtos, tanto carne como leite. O crescimento tem sido grande, está a ser um sucesso.”
MIGUEL NETO
Director de Operações Aquacultura na Seaculture
“Podemos e devemos ser nós os embaixadores dos produtos da JMA. É fantástico ver este projecto, do qual tenho muito orgulho em fazer parte, a desenvolver-se, e é importante os intervenientes de todas as áreas terem esta ligação e troca de opiniões, que geram ideias novas e sinergias que nos tornam mais eficientes.”
RICARDO MESTRE
Director Financeiro da Jerónimo Martins Agro-Alimentar
“Este encontro foi uma oportunidade para mantermos o espírito e a cultura JMA que criámos desde o início, dentro daquilo que são os princípios, os valores e a estratégia definida para esta área dentro do Grupo Jerónimo Martins. No desafio, organizámo-nos em equipa para decidir o que cozinhar, fomos trocando ideias e a nossa espetada acabou por convencer o júri.”
LÍLIA VILHENA
Coordenadora de Produção e Logística da Terra Alegre
“Foi a primeira vez que experimentei este corte da carne Angus e achei-a deliciosa, com qualidade premium. Estes encontros são importantes, porque a JMA é uma start-up dentro do Grupo Jerónimo Martins e temos aqui a nossa pequena família dentro de uma família maior. Foi muito bom conhecermos os Colegas com quem, no nosso dia-a-dia, não contactamos.”
LILIANA MIXÃO
Responsável da Vacaria de Leite da Best Farmer
“O convívio entre as equipas das várias áreas é bom, porque trabalhamos para o mesmo objectivo, mas separados e em sítios diferentes. Estes encontros lembram-nos que somos todos uma equipa única que ‘cozinha’ aquilo que a JMA faz. Para quem não tem jeito para cozinhar, esta acção foi um desafio ainda maior.”
Edição 114
Edição 113
Edição 112




