Elsa Dinis: “Quando vejo o impacto do meu trabalho, sinto-me realizada”

Elsa Dinis, Senior Manager de Hr Governance & Efficiency no Grupo Jerónimo Martins.

QUERIA MUDAR O MUNDO e chegou mesmo a candidatar-se à ONU para participar em missões de paz. Quis o destino que enveredasse pela área de Recursos Humanos, e foi aí que, afinal, encontrou o seu sentido de vida. “Hoje sei que o meu propósito é o ‘desenvolvimento’ dos  outros. Quando vejo o impacto do meu trabalho, sinto-me realizada”, assume.

Há cerca de quatro anos no Grupo Jerónimo Martins na área de HR Governance e Efficiency, a sua função está assente em dois grandes pilares. “A governance, em que olho para os RH do Grupo como um todo para ver como nos organizamos em termos de processos, papéis, responsabilidades, métodos de trabalho e tempos de entrega, para responder à experiência do colaborador da melhor forma possível; e a eficiência, muito centrada na forma como os processos de Recursos Humanos podem ser trabalhados para irem na direção de uma cultura de excelência”, conta.

Por isso está envolvida na implementação do projeto Hello JM e tem a grande responsabilidade de zelar pelo equilíbrio entre a melhor solução para os processos e as necessidades das pessoas.

 

8h45 DIA ORGANIZADO LOGO PELA MANHÃ
Elsa Dinis acorda cedo, pensa no dia anterior e define os objetivos para o que se inicia enquanto despacha as tarefas domésticas e familiares da manhã. Ainda antes de entrar ao serviço, às 9  horas, já tem tudo estruturado.

 

9h45 REUNIÃO DE EQUIPA
O início do dia é dedicado, em conjunto com a sua equipa, a analisar pedidos das várias áreas e equipas, discutir processos de melhoria e distribuir tarefas.

 

11h30 ANÁLISE DE PLATAFORMAS
Ainda da parte da manhã, Elsa Dinis faz a gestão da plataforma de desenho de processos (IBM Blueworks) e da comunidade RH (HR2HR). Mede, por exemplo, o seu tráfego, desenha processos, produz documentação e organiza o trabalho de equipa e as reuniões.

 

13h30 TEMPO PARA DESCONTRAIR
A pausa de almoço é aproveitada também para socializar com os colegas e, sempre que pode, sai para fazer uma caminhada pelo Jardim do Campo Grande, uma forma de recuperar energias para a tarde.

 

15h00 WORKSHOPS DE TRABALHO
Momentos para apresentar a outras equipas o trabalho desenvolvido, explicando o que são os processos e quais os ganhos de eficiência a obter.

 

18h00 HORA DE “MÃEZAR”
É com um “adeus, vou mãezar” que Elsa se despede dos colegas. A próxima tarefa é ir buscar à escola os seus dois rapazes e dedicar-lhes algum do seu tempo, enquanto faz o jantar. Mais tarde, entre as 23h00 e a meia-noite, guarda sempre alguns momentos para si, regra geral para pôr a leitura em dia: “Adoro ler!”