EMBALAGENS COM NOVA VIDA

O Pingo Doce participa em diversas iniciativas que visam incentivar a população a reciclar embalagens, latas e também vidro. Tudo começa numa máquina inovadora rumo a um planeta mais sustentável

A preservação da biodiversidade, o combate às alterações climáticas, a gestão responsável de resíduos e a escolha criteriosa dos materiais para a produção de embalagens são prioridades na política ambiental do Grupo Jerónimo Martins. É com esta base que o Pingo Doce apoia diversos sistemas de incentivo à colocação em máquinas de recepção automática de embalagens de bebidas de plástico PET, vidro e alumínio, os quais premeiam os consumidores pela sua participação. RECICLAR A VALER+ Podem colocar-se embalagens lácteas, detergentes e garrafões? Com ou sem tampa? E devem estar amolgadas? Os Colaboradores da Loja Pingo Doce da Malveira sabem esclarecer estas e outras dúvidas e apoiam os Clientes a participar no sistema “Reciclar a Valer+”, um projecto pioneiro da Câmara Municipal de Mafra e da Novo Verde lançado em Outubro de 2019, ao qual o Pingo Doce da Malveira se associou para sensibilizar a população para a colocação das garrafas de plástico PET de bebidas e refrigerantes, recebendo vales de 0,02€ ou 0,05€, a utilizar nas suas compras nesta Loja. Posteriormente, as embalagens são recolhidas e encaminhadas para reciclagem, dando origem a novos produtos.

 

 

“Estes projectos fazem todo o sentido no âmbito da política ambiental do Pingo Doce e da promoção de uma economia mais circular. Assim, continuaremos a apostar na sensibilização dos nossos Clientes para a prevenção e valorização de resíduos”, assegura Teresa Diogo, Coordenadora de Ambiente do Grupo.

 

Trabalho de Equipa

O sistema de depósito de embalagens tem implicações em termos de espaço em Loja, eficiência operacional e comunicação ambiental, além das vertentes técnica, tecnológica e do forte envolvimento das equipas de Loja ao nível da prestação deste serviço ao Cliente. Em 2023, está previsto o arranque da legislação que obriga ao sistema de depósito de embalagens, que consiste no consumidor pagar um valor de depósito aquando da compra de uma garrafa ou lata de bebida, o qual é devolvido após a entrega da embalagem vazia. Teresa Diogo conclui: “O Pingo Doce prepara-se, de forma empenhada e inovadora, para o futuro sistema de depósito que irá abranger a maioria das nossas Lojas”.