ENCONTRO NACIONAL DE OPERAÇÕES: MAIS PINGO DOCE EM 2018

Os desafios do mercado são cada vez mais exigentes, mas no Pingo Doce a vontade e a convicção de ir mais longe são consensuais: para crescer é preciso reforçar o que torna esta Companhia única no mercado – a qualidade, os frescos, o Take Away e a Marca Própria

O maior encontro anual do Pingo Doce teve lugar a 6 de Fevereiro e reuniu mais de 800 Colaboradores das operações e das estruturas da Companhia no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, para comunicar a estratégia para 2018 e as prioridades do negócio, para que este ano seja “Mais Pingo Doce”.

Na intervenção que abriu o encontro, o Chairman do Grupo Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, deixou o mote para 2018, reforçando o papel de cada um no futuro da Companhia: “Mais vendas e maior eficiência são dois factores cruciais de crescimento. Não tenho varinha mágica, a minha ‘varinha’ são vocês: é a vossa capacidade”.

 

O ANO DA “TOLERÂNCIA ZERO” NA QUALIDADE E DO FOCO NA EFICIÊNCIA

Findo 2017, um ano que ficou marcado pelo forte investimento da Companhia numa nova política salarial, o Pingo Doce elege 2018 como o ano da qualidade e da eficiência. “A nossa ambição é mantermo-nos líderes de mercado”, garantiu Isabel Ferreira Pinto, Directora-geral, indicando o caminho: “Temos de aumentar as vendas, diminuir a quebra e recuperar a nossa cultura de qualidade. Haverá ‘tolerância zero’ para o não cumprimento dos requisitos básicos de qualidade das Lojas. Só assim conseguiremos dar aos Clientes a melhor experiência de compra”.

O final do encontro esteve a cargo da Directora de Operações, Sofia Lufinha, que partilhou com a sua equipa os principais projectos para 2018, que visam o aumento da eficiência e produtividade da operação de Loja, bem como o reforço do compromisso com a qualidade: nos nossos produtos, no nosso atendimento e no nosso ambiente de Loja.

A estratégia do Pingo Doce para 2018 esteve em debate em Fevereiro, em Lisboa

Sofia Lufinha

Directora Nacional de Operações

“Para 2018, o Pingo Doce tem o desafio da eficiência. Lançámos vários projectos para garantir a disciplina operacional, o cumprimento dos planogramas e, acima de tudo, que as equipas estejam focadas. Só assim conseguiremos entregar resultados, sendo mais eficientes e com maior produtividade.

Vamos também reforçar a nossa cultura de qualidade, que é, no fundo, o que sempre caracterizou o Pingo Doce ao nível dos frescos e da qualidade do atendimento. Passa por termos equipas atentas, e por garantir que os Gerentes andam pela Loja com os ‘olhos’ do Cliente, começando pelo parque, entrando pela porta, pela fruta, pelos corredores e secções e terminando no check-out. Estes procedimentos, aliados à simpatia e à venda sugestiva, resultam num Cliente mais satisfeito e que compra mais. Ficamos todos a ganhar!”

A OPINIÃO DOS PARTICIPANTES

Argemiro Longo

Director de Formação e Desenvolvimento de Líderes Operacionais

“Um supermercado tem uma forma de gestão muito diferente de uma grande superfície. É muito de pessoa para pessoa. Muitas vezes o Cliente nem precisa de comprar, mas precisa de conversar. Esse trabalho tem de ser muito bem incutido nas pessoas. É preciso resgatar esta cultura, esta paixão, e explicá-la aos mais novos. É preciso também diferenciar os tipos de actuação e adaptá-los a cada um dos lugares e tipo de consumidores.”

Domingos Sousa

Director Regional de Operações Região Norte

“Foi uma reunião muito objectiva. O nosso trabalho tem estado muito centrado nas promoções, mas na realidade temos de estar muito mais focados nas operações para podermos receber melhor o nosso Cliente. É preciso mais rigor, mais disciplina, cada um de nós tem de ser mais vendedor e primar pela diferenciação. Isso só depende de nós, da nossa garra, da nossa ambição e da nossa vontade de cada dia sermos melhores.”

Isabel Machado

District Manager Região Centro

“Foi uma reunião muito boa, em que foram focados muitos pontos fundamentais. É preciso mostrarmos o que é o Pingo Doce e a nossa qualidade. O nosso foco deverá ser sempre as nossas pessoas, mantermos os elevados níveis de qualidade a que sempre habituámos o nosso Cliente e, claro, fazer muitas vendas. É pela nossa atitude, querendo fazer sempre mais e melhor todos os dias, que faremos a diferença. Nas minhas equipas sinto sempre motivação e muito envolvimento de todos.”

Irene Vieira

Gerente Pingo Doce Loulé – Andrade Sousa

“Considero essencial transmitir à minha equipa o foco na eficiência, na redução da quebra e nas vendas, que é aquilo que mais queremos. É manter o foco nas pessoas, naquilo que tão bem sabem fazer, que é vender todos os dias. A qualidade também nunca pode ser descurada, pois os Clientes são cada vez mais exigentes e a minha equipa tem de estar preparada para dar aquilo de que o Cliente necessita.”

a