Encontro Nacional do Pingo Doce

Depois de um interregno de três anos devido à pandemia, o Encontro Nacional do Pingo Doce relança o conceito All About Food num evento pautado pela alegria de quem voltou a estar junto e por muitas novidades.

A ALTICE ARENA encheu para receber a família Pingo Doce em mais um Encontro Nacional marcado por um clima de otimismo e inovação. O ano de 2022 foi de crescimento e as previsões para 2023 são animadoras apesar dos desafios
do contexto económico que atravessamos. “O Pingo Doce sabe bem o que tem de fazer para estar ao lado das famílias portuguesas”, garante Isabel Ferreira Pinto, Diretora-Geral do Pingo Doce, que fez as honras de abertura do evento.

Poupar tem uma receita e o Pingo Doce quer mostrar qual é aos milhões de visitantes anuais das suas lojas. Continuar a ser reconhecido como o supermercado número um em poupança é, assim, uma das principais metas para 2023, a par de querer manter o melhor preço-qualidade nos seus produtos-estrela, que são os Perecíveis, a Marca Própria e as Meal Solutions.

Os ingredientes estão definidos: mais inovação, digitalização e sustentabilidade a pensar nas pessoas, na sociedade e no planeta. Por outro lado, refere ainda a responsável, “mais do que um  supermercado, queremos ser uma empresa de soluções de comida”. Para alcançar esta ambição, o conceito All About Food (Tudo sobre comida), lançado em 2019, vai chegar a cada vez mais lojas nos próximos três anos. O que vai mudar? Quase tudo. Cinco painéis de cinco áreas da Companhia deram a resposta que se segue.

 

Isabel Ferreira Pinto, Diretora-Geral do Pingo Doce, anunciou uma série de novidades para 2023. Proporcionar a melhor experiência de compra ao cliente e manter a liderança com responsabilidade são os principais objetivos.

 

Sobre a implementação do All About Food 2.0 falou Nuno Aguiar, Diretor Nacional de Operações: Está previsto, no final do triénio, “ter a maior parte das lojas Pingo Doce sob o novo conceito. Somos todos chamados para fazer acontecer este
projeto”.

 

Meal Solutions: a construir o amanhã

FOI HÁ QUATRO ANOS que o conceito All About Food nasceu e, com ele, a marca Comida Fresca. E agora, o que vamos poder encontrar nas lojas da nova geração? “Queremos proporcionar uma experiência de compra ao cliente cada vez melhor, em dois momentos distintos: se desejar comer na loja, no nosso espaço de Restauração, com uma ementa nova e mais diversificada, ou para levar, nosso pronto a levar, com mais conveniência, rapidez e sortido”, destaca Óscar Costa, Diretor Meal Solutions. Passa-se assim a ter um espaço de restauração com dois tipos de serviço, o restaurante e o de café, servindo refeições desde o pequeno-almoço ao jantar.

COMPOSIÇÃO DO PAINEL: Óscar Costa, Diretor Meal Solutions (moderador); Luís Pereira, Diretor-adjunto Operações Meal Solutions; Pedro Santos, Gestor Operacional Meal Solutions; Carla Prieto, Coordenadora Comercial Meal Solutions; e Carla Roberto, Supervisora Meal Solutions.

 

Perecíveis: nova forma de trabalhar

A ÁREA COM MAIS TRADIÇÃO no Pingo Doce também está a modernizar-se, simplificando os processos através da tecnologia e adotando as melhores práticas para libertar o colaborador para as tarefas de atenção ao cliente. “Fomos perceber o que acrescentava valor e retirar o não fazia sentido. É uma nova forma de trabalhar”, refere Filipe Canas da
Silva, Diretor Comercial. Talho, Peixaria, Padaria e Fruta e Vegetais são áreas-chave e melhorar o atendimento é meio caminho andado para uma boa experiência de compra, o que inclui: diminuir os tempos de espera, garantir o melhor sortido com a melhor qualidade, trabalhar com o stock adequado e melhorar a comunicação são alguns dos pontos em transformação.

COMPOSIÇÃO DO PAINEL: Filipe Canas da SIlva, Diretor Comercial (moderador); Noélia Cosme, Diretora Marketing Operacional; Francisco Ferreira, Diretor-adjunto Operações; Miguel Teixeira, Formador Padaria e Pastelaria; e André Borges, Coordenador Perecíveis Frutas e Vegetais.

 

Digital: lojas cada vez mais futuristas

A PANDEMIA ACELEROU a digitalização no Pingo Doce. “Temos vindo a desenvolver ferramentas e soluções para aprofundar a relação com os nossos clientes, melhorar a experiência de compra e simplificar o trabalho das equipas”, salienta Francisco d’Almeida, Diretor de Inovação e Digital. Como é que a tecnologia pode ajudar? A nova app “O Meu Pingo Doce” vai aprofundar a relação com o cliente, e às lojas vão chegar ferramentas, atualmente em piloto na loja da Abóboda, que irão permitir melhorar a experiência de compra, como o self-scanning ou o tira senhas virtual (ambos presentes numa app de cliente disponível exclusivamente para clientes da loja da Abóboda), a máquina de café self-service, a etiquetadora na Padaria, os avisadores eletrónicos de pedido pronto no Talho e Peixaria, entre outros. Para os colaboradores, destacamos a “Kiwi”, uma app interna que estará presente num tablet em todas as secções de serviço, desmaterializando e facilitando a organização e execução de tarefas.

COMPOSIÇÃO DO PAINEL: Francisco d’Almeida, Diretor Inovação (moderador); Mário Agostinho, Diretor-adjunto Operações; Júlia Furtado, Operadora Frente de Loja Pingo Doce Abóboda; Tiago Sampaio, Gestor Sénior de Soluções de Loja; e Rosa Garcia, Chefe Restaurante Pingo Doce Telheiras.

 

Sustentabilidade: pelas pessoas e pelo ambiente

O NOVO CONCEITO de loja tem preocupações ambientais e de inclusão de pessoas com deficiência, idosos e famílias. “É enorme a responsabilidade de caminhar para um mundo melhor e mais sustentável”, diz Filipa Pimentel, Diretora de Sustentabilidade e Impacto Local, para quem os milhões de visitantes anuais equivalem a igual número de oportunidades de fazer a diferença. A responsável elenca as pilares que regem a loja da nova geração: reduzir o consumo de água e de energia, melhorar a gestão dos resíduos, combater o uso do plástico de uso único e do papel, ser mais inclusiva para clientes e colaboradores, fortalecer a relação de proximidade com a vizinhança e fortalecer a comunicação.

COMPOSIÇÃO DO PAINEL: Filipa Pimentel, Diretora Sustentabilidade e Impacto Local (moderadora); Teresa Diogo, Coordenadora Ambiente; Tiago André, Coordenador Programas Sustentabilidade; Teresa Santos, Gestora Diversidade e Inclusão; e Rui Matos, Diretor Regional.

 

NA PLATEIA DO ENCONTRO NACIONAL

A opinião dos Gerentes de loja em dia de muitas novidades
na Companhia e de grandes emoções

Matilde Gomes

Gerente Pingo Doce Olivais 3 - Oriente

A minha opinião sobre o All About Food 2.0 é muito positiva porque acredito que vai facilitar muito os nossos processos de trabalho.

Marisa Furtado

Gerente Pingo Doce Lagos - Marina

O novo projeto vem trazer simplicidade ao negócio, o que é ótimo e constitui uma mais valia para todos nós.

Filipe Monteiro

Gerente Pingo Doce Alcobaça

Este é sempre um momento alto no ano, para rever colegas e para ficarmos a par dos projetos da Companhia.

Carina Silva

Gerente Pingo Doce Ramada

Este evento é diferenciador por haver mais partilha de opiniões, interagimos mais uns com os outros.

Vera Bernardes

Gerente Pingo Doce Boa Hora - Lisboa

Há muita mudança a acontecer e temos de olhar para ela como uma melhoria.

Márcia Moreira

Gerente Pingo Doce Porto-Rotunda AEP

Estas reuniões permitem-nos uma proximidade que a covid nos tirou e que faz muito falta no contacto com os colegas.

Vanessa Esteves

Gerente Pingo Doce Cavaleira

O All About Food 2.0 vai ser fenomenal, só mostra que pensamos fora da caixa para fazer mais e melhor na experiência de compra. É isto que o cliente quer.

Paula Raquel

Pingo Doce Carregal do Sal

Estamos com muita ansiedade para receber os novos projetos, que vão ser muito bons para a nossa loja.

Arsénio Gomes

Gerente Pingo Doce Armação de Pêra

É sempre com muito orgulho que venho aos Encontros. É importante transmitir às equipas tudo aqui se passou.

Angélica Ornelas

Gerente Pingo Doce Monumental - Madeira

Conseguimos ver em conjunto os resultados do nosso esforço e quais são os próximos desafios.

Cecília Gouveia

Gerente Pingo Doce Machico - Madeira

Foi muito bom ver refletido neste Encontro o trabalho feito nas lojas. O novo conceito vai ser bom para todos.

João Barreiros

Gerente Pingo Doce Castelo de Vide

Este é o meu primeiro Encontro Nacional, uma oportunidade para rever rostos conhecidos e para perceber para onde devemos caminhar.

José Carvalho

Gerente Pingo Doce Almada

No Pingo Doce estamos sempre a inovar e a melhorar processos para crescer e acredito que as equipas estão motivadas para abraçar o novo conceito.

Veja aqui todas as imagens do Encontro Nacional do Pingo Doce