Um encontro da equipa da Jerónimo Martins Agro-Alimentar (JMA) teve como objectivo acompanhar a pesca e a embalagem do robalo na Seaculture – Aquicultura, em Sines. Segundo António Serrano, CEO da JMA, a Companhia realiza três destes encontros todos os anos, para que a equipa conheça, em pormenor, todas as suas áreas de negócio: produção de peixe, leite e carne de bovino. “É uma forma de partilha de experiências e conhecimentos e um estímulo à comunicação e à ligação entre as pessoas, além de colocar a equipa a tomar decisões com base na realidade e nessa partilha de conhecimentos”, diz o responsável, acrescentando que este ano a visita à unidade de produção de bovinos de carne decorrerá em Junho, e em Setembro será a vez de visitar a de leite.
No final do ano decorrerá mais uma reunião de balanço da actividade da JMA e perspectivas em relação a 2019. A empresa visitada nesse dia, a Seaculture – Aquicultura, dedica-se à produção de robalo no mar, nas tranquilas águas do Porto de Sines. Como explicou Pedro Encarnação, Director do Departamento de Aquacultura da JMA, o perfil de temperatura da água, mais baixo nesta zona, adequa-se mais à produção de robalo. O crescimento é mais lento do que no Mediterrâneo, mas dá origem a um peixe de melhor qualidade.
AS NOSSAS CRIANÇAS
O Especial dedicado às crianças da Família Jerónimo Martins, onde vamos partilhar os seus minitalentos, será incluído na próxima edição d’A Nossa Gente (Julho/ Agosto).
'OPEN DAY' RECHEIO DO ALGARVE
O Open Day foi uma iniciativa inédita das Lojas Recheio que se realizou em três cidades algarvias, Tavira, Albufeira e Portimão, em Abril e no início de Maio. O objectivo foi divulgar o Recheio enquanto marca empregadora, como explica Margarida Castelo, responsável pelo Recrutamento: “Abrimos as portas das nossas Lojas do Algarve, que têm dificuldade acrescida de recrutamento, para dar a conhecer a nossa realidade e o nosso negócio.”
JERONYMO E HUSSEL EM ANO DE TRANSFORMAÇÃO
Os cafés Jeronymo e as lojas de chocolates Hussel estão em ano de transformação por motivos distintos: na Jeronymo, o principal desafio é consolidar os bons resultados dos últimos anos; na Hussel, a missão consiste em quebrar o ciclo sazonal de vendas baixas no Verão. Dos diferentes projectos delineados para 2018, Jeronymo e Hussel têm em comum a aposta nos gelados artesanais. “Não há impossíveis, temos de vencer todas as etapas para entregarmos resultados e crescermos”, assinalou o Director-Geral da Jerónimo Martins Restauração e Serviços, Francisco Soares dos Santos, na reunião anual de Gerentes.
PLANO DE FORMAÇÃO JERÓNIMO MARTINS 2018
O Plano de Formação 2018 do Grupo Jerónimo Martins engloba acções previstas nos planos anuais elaborados pelas companhias com base nos diagnósticos de necessidades de formação/ qualificação realizados. A formação realizar-se-á em horário laboral, na proximidade dos locais de trabalho dos Colaboradores envolvidos em cada uma das acções de formação. Os cursos destinam-se aos Colaboradores a quem, para o eficaz e seguro desempenho da função actual ou futura, foi diagnosticada a necessidade de formação. Pilar fundamental para o caminho do sucesso do Grupo, a formação, assente neste ambicioso plano, revela uma aposta no futuro das companhias, pelo desenvolvimento de competências dos seus Colaboradores.
RECUPERAR A PRODUÇÃO DE QUEIJO DA SERRA
Quando, em Novembro, mais de 200 managers, fornecedores e parceiros do Grupo estiveram reunidos na Conferência de Sustentabilidade, estavam longe de pensar que podiam contribuir para fazer a diferença na vida dos produtores de ovelhas da serra da Estrela, levando centenas de pessoas a pedalar pelos que haviam perdido mais de cinco mil exemplares da raça Bordaleira nos incêndios de Outubro. Por cada minuto pedalado pelos participantes da Conferência o Grupo Jerónimo Martins oferecia 50 euros, o preço de venda habitual destas ovelhas à Ancose – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela.
Imbuídos de uma vontade colectiva e 400 minutos depois, mais de 20 mil euros foi o que oferecemos aos produtores afectados, tendo sido aplicados em forrageiras, bebedouros e cercas eléctricas para evitar a perda de ovelhas ou a sua venda precoce, algo que poderia colocar (ainda mais) em causa a sobrevivência desta espécie autóctone. Além deste apoio, a Companhia suportou financeiramente o Centro de Recria da Associação, que visa proteger a raça e repovoar a região com animais. Com cerca de 30 mil euros oferecidos pelo Grupo foi possível comprar 270 borregas para o processo de recria – tratamento, desparasitação, acompanhamento clínico e alimentação –, até que tenham atingido a maturidade, para doação aos produtores mais fragilizados pelos incêndios.
CAMPUS RECHEIO ENVOLVE MAIS DE 600 JOVENS
Lançado no final de 2017, o Campus Recheio já envolveu mais de 600 jovens de escolas técnico-profissionais. O programa pretende dar a conhecer o negócio e posicionar o Recheio como empregador de referência. “Além de contribuir para a formação on the job e de construir uma ‘bolsa de recrutamento’, estes jovens trazem uma lufada de ar fresco e novas ideias às nossas equipas”, assinala João Marques, Gerente do Recheio de Loures, a loja que recebeu a visita dos alunos do curso de Técnico de Logística da Escola Profissional de Transportes de Loures, no dia 16 de Abril.
ESTUDANTES VISITAM JERÓNIMO MARTINS
Jovens de escolas e universidades nacionais e estrangeiras visitaram recentemente o Grupo, para conhecer melhor o negócio. Depois da turma da Seton Hall University, Nova Jersey (Estados Unidos), recebemos alunos da universidade alemã Duale Hochschule Baden-Württemberg, da New York University - Stern School of Business, da universidade parisiense da Sorbonne (França) e do Colégio de S. João de Brito.
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