Foi sob o lema da Companhia, “Produzimos o futuro”, que decorreu, no final de Janeiro, de novo a partir da exploração do Cartaxo, o Encontro JMA 2021, este ano em formato digital devido à pandemia. Distantes, mas sempre próximos, como ressalvou o CEO, António Serrano, na sessão de abertura. O ano de 2020 foi completamente atípico, com muitos impactos de natureza social, económica e sanitária. Obrigou, por isso, sublinhou o responsável, a um esforço de adaptação, de protecção das pessoas e de resiliência que testou a capacidade, vontade e determinação da Companhia para se superar e perceber como podia continuar o negócio sem interrupção. “Não parámos!”, disse. O grande slogan do sector produtivo, acrescentou, “é ter, num contexto difícil, capacidade de resiliência para não parar a actividade e esse foi o grande desafio”.

Na sessão de abertura, António Serrano destacou a capacidade de resiliência da JMA num anoa típico, com muitos impactos de natureza social, económica e sanitária
As dificuldades e as incertezas não travaram a JMA: 2020 foi um ano de novas concretizações
O “ANO DA PANDEMIA”
Apesar das dificuldades e incertezas, o ano acabou por ser de novas concretizações. António Serrano destacou algumas, como a entrada da Best Farmer numa área nova (frutas e vegetais), com um projecto de uva biológica sem grainha, graças a uma parceria com António Silvestre Ferreira, proprietário do Vale da Rosa. Esta unidade de negócio da JMA deu ainda início a uma campanha para a produção em grande escala de “frutos da terra”, como o melão, a meloa, a melancia e a abóbora, que obrigaram a desenvolver competências num sector novo e que abriram portas a um reforço do portefólio. A fábrica de lacticínios Terra Alegre alargou, de igual modo, o seu sortido, nomeadamente com o lançamento da gama “sem lactose” e com o leite com chocolate em garrafas PET para a Biedronka, marca de retalho do Grupo na Polónia. Destaque, ainda, para o facto de esta unidade de negócio ter obtido o reconhecimento da certificação em bem-estar animal. No negócio da aquacultura, a Seaculture obteve a licença para a produção em offshore, no Algarve, um projecto que deverá arrancar já em 2022.
PLANEAR COM OPTIMISMO
A produção e engorda de ovinos no Fundão; a produção de laranja biológica no Alentejo e um grande projecto de aquacultura em Marrocos são outros projectos de 2021. Este último será, para Pedro Encarnação, Director da Seaculture, um dos grandes desafios para o Grupo: “É uma nova geografia, uma nova cultura, um país onde não existe aquacultura e por isso vamos ter de montar tudo de raiz”. A Best Farmer prepara-se, entretanto, para uma mudança estratégica, um novo olhar sobre o mercado que poderá incluir, no futuro, outros Clientes que não apenas os do Grupo. “É um desafio porque constitui uma maneira completamente diferente de encarar o negócio, vamos ter de fazer muitas alterações, a começar pelo nosso mindset”, desvendou Domingos Bastos, Director desta área. Por sua vez, Pedro Freire, Director da Terra Alegre, destaca que um dos objectivos para 2021 será complementar a gama com 17 novas referências, com destaque para os produtos funcionais (relacionados com saúde e bem-estar). São, assim, esperadas muitas novidades para os próximos tempos no universo da JMA.
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