FÉRIAS HIDRATADAS, SAUDÁVEIS E MAIS BRONZEADAS

Tire o melhor partido dos dias de sol dando um tom mais bonito ao seu bronzeado também através da alimentação.

RITA MARTELO

Nutricionista

Direcção de Qualidade e Desenvolvimento de Marca Própria

Siga estas dicas e dê saúde e cor à sua pele!

Fundamentais para os dias quentes, um protector solar, um chapéu, água e evitar as horas de maior calor. Se a estas recomendações aliar uma alimentação rica em frutas e vegetais que sejam boas fontes em betacaroteno (precursor da vitamina A), pode ficar com um bronzeado ainda mais bonito.

HIDRATAÇÃO NATURAL

No Verão, devido ao aumento da temperatura, há tendência para perder mais água, nutriente fundamental para o bom funcionamento do organismo. Para além deste hidratante, existem alimentos que ajudam na hidratação. Fruta, ideal para levar para a praia, sumos de frutas naturais (caso não tenha problemas de peso), legumes, saladas e sopas (delicie-se nesta altura com as frias!), leite e iogurtes irão ajudar a repor os níveis de água no organismo. Pode ainda recorrer às infusões, tisanas e chás frios (sem adição de açúcar). Uma pele hidratada ajuda a prolongar o bronzeado.

A IMPORTÂNCIA DAS VITAMINAS E MINERAIS

As vitaminas C, E e o betacaroteno, bem como o selénio (mineral) e alguns fitoquímicos existentes nas plantas, têm propriedades antioxidantes que protegem o nosso organismo do excesso dos radicais livres – as substâncias produzidas durante o processo de conversão dos alimentos em energia utilizável pelo organismo –, mas também dos raios ultravioletas (exposição solar). O betacaroteno é o nutriente responsável pela cor laranja e amarela das frutas e legumes. Nas folhas em que está presente é camuflado pelo verde da clorofila. Para além de reforçar e prolongar o tom do bronzeado, este carotenóide ainda protege a pele da exposição solar. Níveis adequados de betacaroteno no organismo podem contribuir para a protecção contra os raios ultravioletas, que provocam o envelhecimento da pele. Por isso coma cenouras (cruas são um óptimo snack), abóbora, batata-doce, couves, pimentos verdes, brócolos, espinafres, citrinos, manga, pêssegos, alperces. Para obter resultados bronzeados através da alimentação, comece a ingerir estes alimentos pelo menos 20 dias antes da exposição solar. Uma nota final: consumido em exagero, o betacaroteno pode dar à pele um tom alaranjado, mas este desaparece quando se diminui a ingestão deste nutriente.