Festas com mais sabor

Estes são os bastidores da Operação Comida Fresca de Natal e Ano Novo do Pingo Doce, que todos os anos dá mais sabor à Consoada e à passagem de ano de milhares de famílias portuguesas


Abril

A REUNIÃO PREPARATÓRIA

Todos os anos a Operação Comida Fresca de Natal e Ano Novo do Pingo Doce começa a ser preparada depois da Páscoa. O ponto de partida é a reunião entre as equipas de Inovação e Comercial Meal Solutions, onde o planeamento da ementa começa a ganhar forma. Após um breve balanço da operação do ano anterior, é tempo de confrontar ideias e decidir quais os pratos que se mantêm e quais as novidades que prometem fazer as delícias dos portugueses na nova época festiva.

 


Maio

DEGUSTAÇÃO DOS NOVOS PRATOS

Uma vez definida a ementa, é preciso confirmar se as iguarias preparadas pela equipa liderada pelo Chef Executivo do Pingo Doce, Gonçalo Costa, reúnem o consenso entre as equipas da Companhia envolvidas neste trabalho. É para isso que têm lugar os painéis sensoriais, em que os pratos confecionados começam a ser avaliados internamente.

 


Junho e julho

OS VALORES DA EXECUÇÃO

Na Operação Comida Fresca de Natal e Ano Novo de 2021 o Pingo Doce levou mais de 18 mil refeições às mesas dos portugueses e em 2022 espera superar as 20 mil encomendas. Para que nada falhe, há que assegurar que se dispõe de todas as matérias-primas exigidas – e são mais de 600 referências, entre ingredientes e material de economato –, estimar as quantidades necessárias e fazer a ponte com uma extensa lista de fornecedores. Esse trabalho, coordenado pela equipa Comercial Meal Solutions, envolve também as equipas de Qualidade, Inovação e Cozinhas.

 

Agosto

TESTES À EMENTA

Enquanto muitos portugueses gozam férias, nas Cozinhas Centrais do Pingo Doce tem início uma série de testes produtivos e laboratoriais. Em paralelo, têm lugar estudos de mercado com painéis externos de avaliação sensorial, para garantir que as iguarias natalícias fazem as delícias dos clientes. Também nesta altura, as equipas de Marketing, E-Commerce e Canais Digitais Meal Solutions começam a esboçar as diferentes peças de comunicação da campanha.

 

Setembro

DEFINIÇÃO DA LOGÍSTICA

Entramos na reta final da campanha e é tempo de dividir a produção das refeições pelas duas  Cozinhas Centrais do Pingo Doce – Odivelas e Aveiro – e assegurar o recrutamento necessário. Para que os largos milhares de refeições preparadas possam chegar ao seu destino, é neste momento que a equipa de Logística e Transportes entra em cena para estabelecer o seu plano de ação em termos logísticos e de armazenamento.

 

Outubro

DEGUSTAÇÕES PARA CLIENTES

Também no Recheio o negócio das refeições prontas para o canal Horeca tem cada vez maior relevância, com as vendas e as encomendas a baterem recordes em 2022. O Natal começou a ser preparado bem cedo, e em outubro os Chefs das Meals Solutions preparam uma prova de degustação dos pratos de Natal para os principais clientes da Companhia.

 

Novembro

PARTILHA COM O SAC

No dia 18, a campanha de Natal e Ano Novo, que teria a duração de um mês, é lançada no site e junto dos elementos do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e das Operações nas lojas Pingo Doce. Estas equipas são fundamentais para assegurar a operacionalização da campanha e garantir que todos os clientes têm o que mais desejam: as suas refeições a tempo e horas, com rigor e qualidade máxima, para dar mais sabor às suas festas.

 

Dezembro

ENTREGA AOS CLIENTES

É o ponto culminante de vários meses de árduo trabalho para levar um gosto especial às Consoadas e passagens de ano dos portugueses. A partir do dia 21 as refeições produzidas começaram a ser entregues aos clientes, através de levantamento em loja ou entrega ao domicílio.