FRESCOS PASSAM A TER SUPERVISÃO ÚNICA

O Recheio tem um novo formato de Supervisão de Frescos, que promove uma maior proximidade entre as várias equipas.

Verificar a frescura do peixe, identificar os cortes da carne, fazer a triagem da fruta. No Recheio, estas e outras competências passam a estar concentradas numa única Supervisão de Frescos, que engloba Fruta e Legumes, Peixaria, Talho e Charcutaria.  “O objectivo é garantir um melhor e mais efectivo acompanhamento a nível nacional”, explica Ângela Soares, Directora Nacional de Operações do Recheio.


MAIS CONHECIMENTO

Para assegurar as novas funções, os Supervisores receberam, durante três meses, formação externa e interna, com intercâmbio de conhecimentos.

Após a formação, passam assim a trabalhar directamente com os Chefes de todas as secções de Perecíveis. Elisabete Silva, Supervisora de Frescos na Zona Norte, acredita que este sistema vai “trazer melhorias, por exemplo em termos do acompanhamento, já que se perde menos tempo a percorrer distâncias e conseguimos estar mais tempo nas Lojas”. Para Vítor Botelho, antigo Supervisor de Talho, que agora está responsável pelos Frescos  de Lojas da Região 2, “o novo sistema é uma mais-valia, porque estamos mais próximos e falamos a uma só voz”, reforça, elogiando o facto de “haver menos Lojas por Supervisor, o que permite fazer mais visitas e dar maior atenção presencial a cada Loja”. Lúcia Oliveira, também Supervisora de Frescos da Região Norte, é da mesma opinião. “Faz todo o sentido”, salienta, revelando que, graças à nova formação, já aprendeu, por exemplo, a “verificar a qualidade do peixe, a amanhar, a distinguir os calibres da fruta. É muito interessante”, sublinha. Cláudia Domingos, Supervisora na Região de Lisboa e Margem Sul, está “motivada”, pois considera que ”a equipa dos Frescos fica mais unida”. Cortar carne, identificar os nomes das peças e verificar a sua qualidade foram algumas das novidades que aprendeu nesta formação, que a fez “olhar para o Talho com outros olhos”. A nova função exige “alguma adaptação e obriga a encarar as secções com outra atenção”, admite Jorge Lopes, actual Supervisor de Frescos da  Região Sul. Espreitar a guelra do peixe e tocar na pele para verificar se está fresco ou fazer a triagem da fruta para garantir a sua frescura foram apenas algumas das técnicas que José Costa aprendeu com  os seus Colegas. Este Supervisor de Frescos da Zona 2 trabalhou  10 anos no Talho, mas garante que “aprender é sempre positivo”  e recorda que os Frescos são  “o motor da Companhia”,  porque é a secção que permite  uma “maior proximidade com  o Cliente”.


MELHORES RESULTADOS

Segundo Tânia Cruz, Gestora de Formação da Escola de Formação Jerónimo Martins, “as áreas de Frescos são de grande importância para o negócio Recheio”, razão pela qual o “plano de formação foi desenhado para aumentar as competências dos Supervisores tanto em áreas técnicas como comportamentais”. Com estes Supervisores, remata José Rocha, Director-Adjunto de Operações, “está a desenvolver-se uma imagem de confiança, credibilidade e profissionalismo junto das Operações e a conseguir uma melhor articulação junto das restantes equipas da Companhia (Sourcing, Comercial, Marketing, Recursos Humanos, entre outras)”.