Gesiel Júnior

Gesiel Júnior, Cozinheiro Especializado no Espaço Mais, o refeitório do edifício-sede do Grupo Jerónimo Martins, em Lisboa.

Formado em Gastronomia, veio o Brasil com muitos sonhos na bagagem. O seu primeiro trabalho foi numa startup, que não lhe dava a  segurança necessária para se estabelecer num país longe de casa. Pôs-se, então, a procurar um posto mais sólido, que encontrou no  Grupo Jerónimo Martins.

 

Quando entrou, há dois anos e meio, começou por integrar o projecto de Subchefes de Loja para promover a Comida Fresca em Loja. A pandemia mudou os planos e depois de ter passado pelo Atelier dos Sabores, na Cozinha Central de  Odivelas, encontra-se quase há um ano no Espaço Mais, no Edifício-Sede, em Lisboa, para formar a equipa e ajudar a dinamizar o  refeitório.

07h30 – PRONTO PARA COMEÇAR

Sai de casa, na Margem Sul, às 6h45 e às 7h30 já está à porta do Edifício-Sede do Grupo. A primeira tarefa, assim que chega ao Espaço  Mais, é fardar-se para estar pronto às 8 horas.

 

08h30 – A PRIMEIRA RONDA

A sua primeira preocupação é verificar se está tudo em ordem e se não faltam os produtos necessários para um início da operação sem falhas.

 

10h00 – AO COMPUTADOR

Em conjunto com a responsável do Espaço Mais, segue-se o trabalho “de escritório”, ao computador: ver e-mails, fazer pedidos, planear ementas, verificar escalas.

 

11h00 – PREPARAÇÃO DO SERVIÇO

A montagem da linha, a preparação de alimentos grelhados e o empratamento são momentos em que aproveita para orientar e treinar a equipa.

 

15h00 – DESMONTAGEM DA LINHA E LIMPEZA

Após a hora de almoço, a linha de serviço é desmontada e limpa para ficar preparada para receber a comida do dia seguinte. Gesiel Júnior supervisiona.

 

15h30 – MOMENTO DE FORMAÇÃO

Neste dia, o pequeno momento de formação foi sobre o pequeno-almoço. Havia uma sugestão nova do Chef Gonçalo Costa que era preciso pôr em prática.

 

16h00 – GESTÃO DE QUEBRAS E FALTAS

Após a operação do almoço, há que realizar nova verificação dos produtos que saíram no dia, fazer o pedido das faltas e deixar tudo preparado para o dia seguinte.

 

16h30 – HORA DE VOLTAR AO CONFORTO DO LAR

Do Campo Grande à Margem Sul são cerca de 45 minutos. Quando chega a casa, gosta de relaxar, vendo uma série na televisão, ler ou,  quando pode, estar com os amigos.