GRAMA A GRAMA… FORMÁMOS MAIS DE NOVE MIL COLABORADORES

Sabemos que pequenos gestos podem mudar o mundo. Neste caso foi desenvolvida uma formação para apoiar as Lojas do Pingo Doce no controlo da quebra e no aumento das vendas

Entre Janeiro e Julho deste ano, 9113 Colaboradores fizeram a formação Grama a Grama, para ajudar as Lojas do Pingo Doce no aumento das vendas e no controlo da quebra. Para alcançar este objectivo, a iniciativa assenta nos seguintes pilares: papel do Operador como impulsionador da mudança; boas práticas para a diminuição do desperdício e melhoria das vendas; e ainda comunicação com o Cliente em equipa.

A designação Grama a Grama mostra que pequenas mudanças podem fazer toda a diferença e ter grande impacto no desempenho da secção, da Loja e, consequentemente, da Companhia. Sabia que se pode fazer a diferença ao peneirar a farinha ou ao cortar o fiambre recorrendo a uma fatiadora com a lâmina afiada?

O foco da formação esteve nos Responsáveis de Secção e Operadores das Secções de Perecíveis, Talho, Fruta e Vegetais, Peixaria, Padaria e Charcutaria/Take Away. Foram formados 75% dos Colaboradores efectivos destas secções e abrangidas todas as Lojas Pingo Doce em Portugal continental, Madeira e franchisings. Na construção do modelo formativo foram envolvidas várias áreas da Companhia, nomeadamente Sourcing, Comercial, Direcção de Qualidade e Segurança Alimentar e Operações. No Pingo Doce, todas os gramas contam!

Elsa Ramos

Responsável de Charcutaria no Pingo Doce de Cancela, Madeira

“Trabalho no Pingo Doce há 17 anos, 15 deles na Loja de Cancela, e aprendemos muito, mas é sempre bom reforçar as boas práticas. Estas formações são uma mais-valia importante, com exemplos práticos para aplicar a cada dia. Como Responsável de Charcutaria, acredito que é fundamental saber falar com os colegas e aceitar opiniões. Falar com os Clientes é igualmente importante. é bom saber que posso contribuir para diminuir as quebras, evitar os desperdício e apoiar os Cliente nas suas compras.”

Ana Martins

Responsável de Padaria no Pingo Doce de Lagos - Marina

“Trabalho na Companhia desde Dezembro de 2009. Esta formação alertou-me para aprender a poupar e não desperdiçar. Na Padaria podemos reaproveitar com pequenos gestos. Aproveito muito mais alimentos e acho importante saber comunicar com os Clientes e equipa. Como Responsável, sinto que sou a cara da Padaria, mas o trabalho é conjunto. Há Clientes habituais e gera-se uma grande confiança, sabem que os aconselhamos bem e cabe-nos comunicar de forma clara. A seguir à formação falei com a equipa, expliquei o que aprendi e dei alguns exemplos. Sabendo comunicar com um sorriso tudo se gere da melhor forma e até se vende mais.”

João Gil

Responsável de Talho no Pingo Doce de Caneças

“Trabalho há 10 anos na Companhia. A formação foi muito importante. No Talho temos de controlar bem o prazo de validade. Quando chega mercadoria, a arca tem de ser arrumada de forma a que a mais recente passe para baixo. E é necessário incentivar todos a verem bem as datas. Como Cortadores, temos de aproveitar cada peça; se não der para uma bifana, aproveitamos para rojões, e se não der para rojões fazemos carne picada. Devemos pensar sempre no aproveitamento máximo da carne e também na satisfação do Cliente. Se não tivermos o que este pretende, devemos sugerir algo que se enquadre, para o deixar sempre satisfeito.”

Filipe Oliveira

Gerente de Loja no Pingo Doce de Braga 4

“A formação Grama a Grama destinava-se aos meus Colaboradores, mas achei que fazia sentido a Gerência participar e decidi fazer também. Foi óptimo, pois percebi que a base era de mudança comportamental e de melhoria contínua. Assim, decidi adaptar algumas actividades para a Loja, para ajudar os Responsáveis de Secção a cumprirem os compromissos assumidos na formação. Tornou-se mais fácil para cada um perceber as quebras reais da sua secção e passámos a olhar para um valor em euros, não para percentagens, e assim é tudo mais objectivo. Quanto mais conseguirmos reduzir a quebra, melhor, por isso aproveitámos o Grama a Grama para melhorar. Senti que foi bem estruturado, muito didáctico, e estimula o trabalho de equipa e a resolução de problemas.”