Em Portugal, através do FES – Fundo de Emergência Social, foram já contactados 105 colaboradores ucranianos ou portugueses com família ucraniana. Até ao momento, existem 65 famílias em acompanhamento regular, de forma a identificar as necessidades decorrentes da eventual receção de familiares.
Todos os colaboradores ucranianos ou com família ucraniana, têm também desde o início desde conflito acesso a apoio psicológico.
Foi ainda criada, pelo Serviço de Atendimento ao Colaborador, uma linha especial Ucrânia para canalização de pedidos de ajuda – 800 20 22 20 (Opção 5).
Na Polónia, cada um dos nossos 1.800 colaboradores ucranianos, recebeu um pagamento extraordinário de 200€. Destes, mais de 1.300 colaboradores estão a ser apoiados através do programa “Contamos com a Biedronka”.
Apoio às comunidades
Tanto na Polónia, como em Portugal, foi desenvolvido um plano de contratação simplificado para facilitar e acelerar o acesso de refugiados ucranianos ao mercado de trabalho.
Na Polónia, a Biedronka está a dar suporte na organização do transporte de refugiados ucranianos para Portugal, em articulação com a Embaixada de Portugal.
Nestes dois países, temos colaboradores a acolher refugiados nas suas casas, bem como voluntários para ajudar na preparação de kits de acolhimento com produtos de higiene pessoal.
No sentido Portugal–Polónia, disponibilizámos camiões da nossa frota para fazer chegar à fronteira com a Ucrânia mais de 11 camiões com 300 toneladas de bens doados pelos portugueses.
Em Portugal, estamos a apoiar mais de 15 câmaras municipais, equipando centros de acolhimento com produtos de mercearia fornecidos pelo Recheio. Os frescos, lácteos e congelados são assegurados pelo Pingo Doce, através de cartões-presente. No seu conjunto, já foram doadas o equivalente a mais de 10 mil refeições.
Na Polónia, além da retirada de produtos russos das nossas lojas e dos donativos monetários, foi criado um programa que facilita junto dos nossos clientes a doação monetária, angariando até à data mais de 1 milhão de euros nas mais de 3.500 lojas na Polónia.
Edição 114
Edição 113
Edição 112