“HÁ QUE SABER COMUNICAR”

Andreia Encarnação começou a trabalhar no Pingo Doce apenas em part-time, e 22 anos depois é Gerente de Loja em Olhão – Marina. Faz da experiência e da comunicação duas das principais ferramentas para liderar.

As qualidades de Andreia Encarnação enquanto Gerente e líder são reconhecidas pelos Colaboradores

Entrou como reforço de Verão para a Charcutaria do Pingo Doce de Faro – Estrada Nacional, em 1997, para fazer um part-time de seis horas. Estava a estudar, pelo que voltou para a escola. Como gostaram do seu trabalho, chamaram-na novamente para trabalhar na Companhia. Acabou por conciliar os estudos com os horários de trabalho, o que lhe permitiu concluir o 12.o ano. Depois dessa primeira experiência, Andreia Encarnação passou por várias Lojas da capital algarvia: Estádio, Penha, Montenegro e Tridente, onde considera ter crescido. “Estive lá durante 13 anos e foi onde me tornei Responsável de Charcutaria e de Fruta e Vegetais.” A experiência que acumulou em diversas secções e o facto de ter passado por diferentes Lojas revelou-se uma boa preparação para as funções de Gerente. “Deu-me um maior conhecimento a vários níveis, o que se revelou muito importante mais tarde. Faço de tudo e estou sempre disponível para ajudar; se for preciso, vou para o Talho ou para a Padaria e ajudo a fabricar o pão.”


É PRECISO SABER FALAR COM AS PESSOAS

A formação é uma das apostas do Grupo Jerónimo Martins e Andreia Encarnação destaca os seus benefícios. Após a primeira formação, foi para Adjunta de Loja, função que viria a desempenhar em diferentes Lojas no concelho de Faro. Depois surgiu a oportunidade de fazer o PAGL (Programa Avançado de Gestão de Loja), em 2015. “Sinto que evoluí bastante, fiz muitas formações ao nível da gestão de Loja, liderança, também fiz o CAP (Certificado de Aptidão Pedagógica), que me ajudou muito na forma de comunicar. É importante aprender a falar com as pessoas e arranjar mecanismos para transmitir a informação da melhor forma.” As qualidades enquanto Gerente e líder são reconhecidas por vários Colaboradores, como Carla Silva, a Responsável de Charcutaria. “É uma pessoa muito focada, não só na gestão do seu trabalho como também de todos os Colaboradores. Até na vida pessoal nos ajuda, às vezes é como uma psicóloga, preocupa-se com o trabalho e connosco”, refere. Andreia Encarnação prefere olhar para este tipo de situações com sentido de humor. “Já pensei em colocar uma placa no meu gabinete”, diz, entre sorrisos. Também Cátia Seixal, a Responsável de Peixaria, destaca o desempenho e a forma como “está sempre atenta, ajuda-nos muito, não só na parte das secções mas em tudo o que precisamos. É uma boa líder e até na vida pessoal nos ajuda, se for necessário, e isso é muito importante”.