ALTERAR DADOS pessoais, imprimir declarações, consultar horários, horas extra e oportunidades de mobilidade interna ou solicitar férias são agora tarefas mais fáceis para os colaboradores Jerónimo Martins. Como? Basta aceder ao Hello JM, a qualquer hora, em qualquer lugar, com toda a conveniência, autonomia e eficiência.
A ferramenta digital está disponível em qualquer dispositivo e permite aceder, na língua local, às informações pessoais, a temas de recrutamento e onboarding e outras comunicações que forem veiculadas pelo Grupo.

Para Paulo Jesus, Learning & Innovation Executive Director, “estamos num caminho de transição, de transformação, e devemos estar orgulhosos do que já alcançámos”
O Hello JM oferece, assim, uma variedade de serviços e funcionalidades em tempo real, ajudando os colaboradores e as chefias a gerir o seu tempo de uma forma muito mais eficiente. O potencial é grande e a plataforma vai crescer no futuro próximo. “Estas são apenas as fundações de um grande edifício”, esclarece Paulo Jesus, Learning & Innovation Executive Director, para quem, acrescenta, “a ideia é o Hello JM ser o nosso portal do futuro”.
TRABALHO DE EQUIPA
A comunidade de recursos humanos de todas as geografias sentiu, a determinada altura, a necessidade de passar a ter uma solução integrada e global, que automatizasse muitos dos processos que eram feitos manualmente.
O Hello JM é fruto do excelente
trabalho de uma grande equipa
de pessoas de diferentes áreas
“Embora cada país tenha os seus processos e cultura, ao nível dos recursos humanos é mais o que nos une do que aquilo que nos separa”, conta ainda o responsável para explicar a génese do projeto. O Hello JM está agora a ser lançado em Portugal, mas a Colômbia foi a pioneira, em abril de 2022. Seguiu-se a Polónia, o ano passado.
Nestes quase dois anos de projeto, conclui Paulo Jesus, “já foram realizadas pelos próprios colaboradores perto de 450 mil alterações de dados. Prevemos uma grande adesão”.
Formar para a mudança
A formação tem um papel importante para o sucesso do Hello JM, porque não chega as pessoas entrarem na plataforma, precisam de saber trabalhar com ela.

A equipa: Além da Diretora, Sónia Morgado (ao meio, na imagem), da esquerda para a direita está Inês Ferreira, Gestora de Formação Júnior, e Tânia Cruz, Gestora de Formação Escola de Frescos. À distância, mas presentes através dos telemóveis, Sandra Cruz, Gestora Sénior de Formação, e Joana Silva, Assistente de Formação.
A CAPACITAÇÃO das pessoas é um dos pilares da transformação cultural que a plataforma Hello JM está a promover em Jerónimo Martins. O objetivo é proporcionar aos colaboradores as competências necessárias para lidarem com os desafios e abraçar as oportunidades desta nova ferramenta tecnológica.
Capacitar o universo Jerónimo
Martins exige planeamento
e coordenação entre equipas
Sónia Morgado, Diretora da Escola de Formação JM, explica como o processo se está a desenrolar. “Estamos a formar as pessoas desde há uns meses. Começámos por formar os formadores Hello, de seguida formámos a comunidade RH e, por fim, todas as chefias das Estruturas e das Operações em Portugal”.
Esta formação está a decorrer em formato presencial porque, acrescenta a responsável, “acreditamos que a interação entre participantes e formadores promove a retenção de conhecimento e o engagement com a plataforma”.
“HELLOAGAIN”
A partir de 6 de fevereiro, refere Sónia Morgado, “teremos e-learning para todos os colaboradores em Portugal e sessões temáticas para RH e chefias, que se vão chamar ‘HelloAgain’.
Comunicar é preciso
O Hello JM tem como desígnio fundamental a otimização da sua utilização pelos colaboradores. Para divulgá-la, a estratégia assenta em três pilares: comunicação, formação e monitorização.

A equipa: Mafalda Calisto, Gestora de Comunicação Interna, Susana Moniz, People Communication Manager, Cláudia Silveira, Executive Director Engagement & Wellbeing, Nuno Marques, Gestor de Publicações Internas, e Ana Avença, Gestora de Canais Internos
A EXPERIÊNCIA do utilizador é um fator fundamental para o sucesso de qualquer ferramenta. No caso do Hello JM, a equipa de comunicação interna corporativa do Grupo atribuiu grande importância a essa experiência.
Cláudia Silveira, responsável desta área, afirma que “temos de garantir que as pessoas têm lá a informação de que necessitam e que têm uma boa experiência de utilizador na navegação”. Ou seja, há que assegurar que todas as peças são integradas para que as pessoas naveguem facilmente.
“Temos de garantir que as pessoas têm lá
a informação de que necessitam e que têm uma
boa experiência de utilizador na navegação”
Por outro lado, há que comunicar a nova solução e as suas potencialidades junto do colaborador, para que se sinta motivado a adotá-la. Susana Moniz, People Communication Manager, explica que, para materializar esta missão, a estratégia seguida “assenta em três grandes pilares: comunicação, formação e monitorização”.
PENSAR GLOBAL, AGIR LOCAL
Do ponto de vista corporativo, esta equipa central definiu uma estratégia global de comunicação, e formação e de monitorização de toda a implementação do projeto. Depois, há equipas locais, em Portugal, na Colômbia e na Polónia, que fazem a ponte em termos culturais para customizar as ações à realidade local de cada uma das geografias. Como já vimos, as ações de formação já estão em curso e as campanhas de comunicação também.
Distantes, mas juntos
Colômbia e Polónia também estão mais próximas. Os colaboradores destas duas geografias já navegam na mesma plataforma, à qual acedem, na sua maioria, através de dispositivos móveis.

De acordo com Maria Camila Arbelaez,HR Technology Manager, a Colômbia
quer aproveitar ao máximo o Hello JM para uma maior eficiência
A IMPLEMENTAÇÃO do Hello JM na Colômbia, em 2022, representou um momento muito importante na transformação digital da Companhia, já que veio permitir o acesso à informação atualizada em tempo real e a mais serviços tipo self-service, a ter rastreabilidade dos processos num só lugar e a repensar os processos de Recursos Humanos não apenas no presente, mas também para o futuro.
O principal desafio inicial foi manter a operação do negócio sem impacto na operação com a adoção de novos processos e nova tecnologia, o que exigiu muito trabalho em equipa e coordenação entre as diferentes equipas envolvidas. “A aposta no digital mostra aos nossos colaboradores que estão numa empresa moderna e que quer fazer com que a sua experiência de trabalho connosco seja cada vez melhor”, diz Maria Camilia Arbelaez, HR Technology Manager na Colômbia.
DESAFIO CONSTANTE

Segundo Marcin Rybicki, Digital Communication Senior Manager na
Polónia, os colaboradores apreciam a autonomia no acesso aos dados
Desde que foi lançado, em março do ano passado, na Polónia, já acederam ao Hello JM quase 90% dos colaboradores, que apreciam, entre outras funcionalidades, a autonomia no acesso aos seus dados de RH e processos selecionados.
Ao mesmo tempo, para a equipa do projeto este é um desafio constante. As suas tarefas incidem sobretudo em apoiar os utilizadores no processo de autenticação, bem como em melhorar a sua experiência (também para candidatos e managers) e em alcançar a flexibilidade para atender às necessidades locais.
Inês Carvalho
Global Talent Management Director
“Olá, a colaboradores com mais autonomia.”
Margarida Castelo
Responsável de RH da Hussel e Jeronymo
“Olá, a tarefas automatizadas.”
Marísia Giorgi
Diretora de RH do Pingo Doce
“Olá, a fluxos de aprovação que encurtam tempos de espera.”
Sandra Beirão
Diretora de RH do Recheio
“Olá, a gestores de RH com recursos mais acessíveis.”
Consulta o guia de acesso à plataform HelloJM no início desta página.
Edição 114
Edição 113
Edição 112